Empreender no passado era um sinônimo de abrir algo e em algum lugar, com muito pouco marketing envolvido e na maioria das vezes esperando que o sucesso batesse em sua porta. Atualmente, com as novas gerações surgindo no mercado de futuros empreendedores, não é necessário mais que um notebook, um wi-fi e uma rede social te dizendo o que está bombando no momento.
Bem-vindos à vida das novas gerações.
A Geração "Z", dos nascidos entre 1997 e 2012, nasceu ligada em um wi-fi, em meio à internet, redes sociais e smartphones.
Ficam bravos e impacientes com a demora para baixar um vídeo com 3 segundos ou mais para carregar, compram sempre por internet e alguns criam seus próprios negócios por ali mesmo. Quando surge uma ideia, ela é colocada no ar em um story e, se pegar..., Buuuummmm... Nasce uma nova marca e um novo conceito.
Uma simples ideia que saiu de um perfil de Instagram logo vira uma loja e quem sabe até uma startup. Eles não esperam a hora exata para empreender, eles criam suas próprias oportunidades.
Já a Geração "Alfa" (formada pelas crianças nascidas a partir de 2013), sequer acabaram de aprender a tabuada e já estão direcionando o melhor restaurante para a Família almoçar no fim de semana, tamanha a informação e agilidade que tem com a tecnologia atual.
E podem acreditar, eles já moldam o mercado futuro, mesmo que ainda precisem de uma ajuda dos pais para abrir uma lata de refrigerante. Se você quer empreender hoje, seja lá onde for, tenha uma coisa bem clara em mente. Ou você se conecta com essa "galerinha" ou seu negócio está fadado a morrer antes mesmo de nascer.
Empreender atualmente é saber falar a língua dessa nova geração, inovar com propósito e, mais do que nunca, entender de comportamento humano.
É saber ouvir, se adaptar, antecipar e, principalmente, ter a sensibilidade de saber o que os jovens estão sentindo e querendo no momento.
Porque, no final das contas, pode ser mais importante ter mais "conexão" com essas novas gerações do que vender vários produtos em uma prateleira.
A pergunta é: você está pronto?