TECNOLOGIA

Lençóis monitora rios em tempo real com IA

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Lençóis Paulista
Defesa Civil, GCM e Secretaria de Tecnologia da Informação receberão alertas se nível do rio atingir limites pré-definidos
Defesa Civil, GCM e Secretaria de Tecnologia da Informação receberão alertas se nível do rio atingir limites pré-definidos

Um novo sistema que utiliza Inteligência Artificial (IA) e monitora em tempo real os níveis das águas do rio Lençóis e córrego Corvo Branco já está em operação em Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru). Ele conta com câmeras instaladas em pontos estratégicos ao longo dos cursos d'água e, segundo a prefeitura, visa proporcionar maior segurança à população e agilizar as ações da Defesa Civil em casos de emergência.

Escolhido após estudos da equipe técnica da Defesa Civil, de acordo com o coordenador do órgão, sargento PM da reserva do Corpo de Bombeiros Gerson Gomes dos Santos, o sistema usa a IA para o monitoramento por meio de imagens e disparos de alertas sonoros. Ele conta que os acompanhamentos das variações nos níveis das águas já ocorrem de forma presencial e manual, sobretudo no período de chuvas intensas, entre novembro e março.

"Nesses períodos, servidores ficam de sobreaviso e se deslocam até os pontos críticos para medir o nível das águas e repassar as informações aos membros técnicos da Defesa Civil Municipal", explica. "Com a implementação do novo monitoramento, temos uma análise mais rápida e eficiente, sem a necessidade de deslocamentos de pessoal. Isso permite uma resposta mais ágil e precisa".

O coordenador destaca ainda que a implantação foi estrategicamente planejada para ocorrer ao final do período crítico de chuvas, neste início de 2025. "A partir de abril, foi possível capacitar os técnicos, a fim de garantir que o sistema estivesse pronto para operar de forma plena no próximo período de chuvas, garantindo maior segurança para os moradores", ressalta.

O prefeito André Paccola Sasso destacou que o novo sistema integra os esforços e a preocupação da prefeitura em prevenir situações graves relacionados a possíveis cheias. "Seguiremos empenhados em investir em tecnologias e ações que fortaleçam a capacidade preventiva do município diante de eventos climáticos extremos", declara.

Estrutura

O sistema de monitoramento conta com quatro pontos de vigilância equipados com câmeras de alta tecnologia, conectadas à rede 4G, e com sistemas de estabilidade de energia. Além disso, os pontos possuem cornetas sonofletoras, que disparam alertas sonoros caso os níveis dos rios atinjam limites de segurança previamente definidos por técnicos da Defesa Civil.

Os pontos de monitoramento estão instalados em locais estratégicos, como a ponte da avenida Nove de Julho; nas dependências do SAAE; na rua Domingos Luminatti (Vila Bacilli/Contente) e próximo à bomba de recalque, também na Vila Contente, entre as ruas Martim Afonso e Pedro Álvaro Cabral.

Além disso, o sistema, implantado com investimentos municipais da ordem de R$ 121 mil, conta com uma estação meteorológica equipada com sensores de nível fluvial, permitindo um acompanhamento completo das condições do tempo e a elevação dos rios.

As imagens e dados coletados são enviados em tempo real para um servidor da prefeitura, e recebidos pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), pelo Centro de Operações da Guarda Civil Municipal (GCM) e pela Defesa Civil, que também pode acessar os dados remotamente, por meio de celulares.

Comentários

Comentários