POLÍTICA

Entrelinhas

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min

Três frentes

Mais nova titular da Secretaria do Meio Ambiente (Semma) de Bauru e entrevistada desta quarta-feira (9) do programa Cidade 360º, uma parceria entre o JC e a 96FM, Cilene Chabuh Bordezan afirmou que o setor hoje precisa se voltar a três frentes. A primeira envolve o que chamou de "municípios verdes" - iniciativa voltada à valorização do meio ambiente nos centros urbanos, o que inclui planos de arborização. A segunda, por sua vez, está no saneamento básico.

A última delas

Por fim vem a política de resíduos sólidos - o lixo orgânico, termo do qual Cilene admitiu não gostar. "Isso ainda é um desafio aos municípios", afirmou. Sua tarefa, disse a titular da Semma, será implementar iniciativas que levem Bauru às obrigações previstas no Marco do Saneamento e do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Desafio

É um desafio que passa pela própria Emdurb, que demanda reestruturação, nas palavras da nova secretária. "[Faremos] de forma setorizada", disse, "para não causar impacto em nada". O pacote a ser projetado inclui o fim do aterramento dos resíduos. "A gente não enterra lixo. Enterra dinheiro. Dentro da matriz energética, o que podemos fazer com esses resíduos?", indagou.

Histórico

Cilene é engenheira química e arquiteta. Tem MBA em Matriz Energética, experiência de 21 anos em multinacional do setor petroquímico e foi secretária de Planejamento e Meio Ambiente de Sorocaba. Até o início do ano era diretora técnica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, função que deixou para assumir a Semma.

Na Câmara

O chefe de Gabinete da Prefeitura de Bauru, Leonardo Marcari, desceu à Câmara nesta terça-feira para se reunir com o vereador Natalino da Pousada (PDT). A presença de Marcari chamou atenção em razão do momento conturbado do Legislativo. Segundo apurou a coluna, contudo, ele foi apenas combinar a audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026.

Loteamentos

O vereador Cabo Helinho (PL) quer informações sobre a regularização fundiária em Bauru. O parlamentar pediu à prefeitura uma relação sobre "os loteamentos em processo de regularização" e em qual etapa eles se encontram. Perguntou também quais loteamentos estão irregulares.

E os carros...

Já o correligionário Márcio Teixeira, por sua vez, prevê um pente-fino sobre carros abandonados em ruas ou avenidas. Ele encaminhou requerimento à administração pedindo "informações a respeito da retirada de veículos abandonados das vias nos últimos quatro anos em Bauru".

Comentários

Comentários