EM BAURU

Grafiteiros exibem obras inéditas no Centro Cultural

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Julia Silvarte (acima) e Franciele Ribeiro (Gaúcha) têm obras públicas
Julia Silvarte (acima) e Franciele Ribeiro (Gaúcha) têm obras públicas

Você está acostumado a ver grafites em muros e paredes espalhados pela cidade. E por que não exibi-los em uma exposição como tantas outras obras de arte? Pensando nesta provocação e após o sucesso da primeira edição do projeto, o Centro Cultural Carlos Fernandes Paiva, na avenida Nações Unidas, 8-9, em Bauru, realiza o segundo "Grafite nas galerias, por que não?".

Entre esta terça-feira (11) e 24 de abril, grafiteiros bauruenses conhecidos por sua produção local apresentam obras inéditas em formato para galerias em uma exibição inédita com seis peças. O projeto inclui também três oficinas ministradas pelos grafiteiros participantes - Franciele Ribeiro, Julia Silvarte e Robinson Oliveira -, no próximo final de semana (dias 15 e 16), e um encontro entre os artistas, curadoria e público interessado, na abertura da exposição, portanto hoje.

Segundo o curador DJ Ding, o "Grafite nas galerias, por que não?" discute a linguagem desta manifestação tipicamente urbana, que se popularizou como uma das vertentes da cultura do hip hop e como prática vinculada ao espaço das ruas e sua incorporação recente ao universo das artes visuais institucionalizadas, que tradicionalmente ocupam majoritariamente os espaços do circuito de artes, em centros culturais ou museus.

Acessibilidade

A mostra conta com pontos de audiodescrição e QR Code para as obras expostas, em tempo integral durante as visitações, das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira, até dia 24 de abril. A abertura, nesta terça, disponibiliza tradução em Libras. O projeto também oferece acessibilidade em audiodescrição monitorada diariamente, das 14 às 16h.

A programação do projeto conta ainda com três oficinas de grafite, ministradas pelos artistas, com trinta vagas, sem inscrições prévias, e interpretação em Libras. O projeto cultural "Grafite nas galerias, por que não?" é uma realização da Prefeitura Municipal de Bauru, por meio da Secretaria de Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022).

As oficinas serão no Museu Ferroviário Regional de Bauru, que fica na quadra 1 da rua Primeiro de Agosto. A ministrada por Robinho BlackStar será sábado (15) às 14h30; a da Gaúcha, domingo (16), às 10h, e com Julia Silvarte, também domingo (16), às 14h30. A entrada é livre e gratuita, limitada a 30 pessoas (por ordem de chegada). 


SONY DSC (Foto: Divulgação)

Comentários

Comentários