OPINIÃO

Um certo sistema

Por Jorge Terca |
| Tempo de leitura: 1 min

Embora muitos acreditem que Lula está no poder, na prática a impressão que se tem é de que o petista está apenas no governo, sendo que na verdade quem está no poder é o sistema, e se esse sistema é bom ou ruim, cada qual poderá refletir sobre isso.

Quem assistiu ao filme Tropa de Elite 2 (outubro de 2010), certamente notou que na cena final da trama de José Padilha, talvez tenha ficado estarrecido com a fala do Capitão Nascimento ao depor na CPI da Alerj, onde ele descreveu o sistema da seguinte forma: "Ele foi para detonar o sistema e falar a verdade. O sistema entrega a mão para salvar o braço, o sistema se reorganiza, articula novos interesses e cria novas lideranças; o sistema é muito maior do que eu pensava, não é atoa que acontece tanto escândalo em Brasília e a corrupção continua; o sistema é f..."

Diante do atual quadro político nacional, parece que a fala do Capitão soou como um prenúncio, onde cada vez mais se vê os DGs, RPs e IPs.

Obs. DG (dividir para governar) RP (relações pessoais) e IP (interesses pessoais), sendo que o atual sistema talvez esteja em um dilema: Bolsonaro solto parece que é ruim para o sistema, ou, com Bolsonaro preso, o que já está ruim para o sistema pode piorar, mas o tempo irá dizer. Por fim, talvez você esteja se perguntando: o que mais poderia estar oculto no sistema? O livro Memórias de uma Guerra Suja (Rogério Medeiros) talvez lhe dê uma pista.

Comentários

Comentários