CARNAVAL 2025

Com 'Gritos de um Povo', Cartola quer voltar a ser campeã em 2025

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Redes sociais
Ensaio da Cartola no ano passado, quando pegou o 1º lugar
Ensaio da Cartola no ano passado, quando pegou o 1º lugar

Com ambição de vencer novamente, a Acadêmicos da Cartola, campeã do Carnaval 2024, levará o tema "Os Gritos de um Povo" para a avenida Jorge Zaiden, em Bauru, na próxima segunda-feira (3). A escola será a sétima a desfilar e promete levar mais de 500 componentes à passarela do samba. O tema mescla momentos históricos e sociais, exaltando a importância do grito como ferramenta de transformação.

"O grito de terra à vista, o grito de liberdade, o grito da preservação da Amazônia, o grito do Carnaval, da igualdade de gêneros…. Uma série de reivindicações que marcaram e ainda marcam época. Afinal, se você não gritar sua reivindicação, não consegue nada e, mesmo assim, é muito difícil conseguir", explica o carnavalesco José Horácio Gonçalves, que produziu o enredo junto à equipe da escola.

Ao JC, ele conta que a participação da comunidade tem sido intensa e que eles contam com muitos visitantes participando dos ensaios. Ainda assim, a escola enfrentou desafios durante os preparativos para o desfile. "Só se fala no evento, às vésperas da realização. O Carnaval de Bauru é muito grande, mas vem perdendo força".

Outra dificuldade foram os materiais. "Hoje em dia, a maioria é importada e os preços aumentaram. Está mais difícil de encontrar, mesmo com dinheiro. Por isso, estamos reciclando muita coisa, assim como as escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo", diz. O carnavalesco promete uma apresentação bonita para agradar ao público. "A gente é ambiciosa nessa parte e nossa expectativa é ir às cabeças da competição. É como se fosse um jogo de futebol: você não entra para perder", ressalta. A principal aposta para conquistar o título é a quantidade de componentes, que impressiona, na visão de Horácio. "A Cartola é uma escola de massa. O povo espera a gente passar. Não que as outras tenham menos peso, as outras escolas são irmãs, mas temos um grupo seleto de participantes e uma comunidade muito forte", afirma. Ele também promete surpresas na avenida.

Ficha Técnica

Comentários

Comentários