
Inaugurado em julho do ano passado, o Complexo de Esporte e Lazer da Vila Santa Luzia funciona desde então sem iluminação pública, inviabilizando seu uso no período noturno, quando a maior parte da população não está trabalhando e as temperaturas estão mais amenas. A subutilização do espaço fez com que o vereador Miltinho Sardin (PSD) recorresse à tribuna da Câmara Municipal no último dia 10 para cobrar providências por parte da prefeitura.
Em nota, a Secretaria Municipal de Obras informou que todas as praças e áreas de lazer da cidade serão contempladas na Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública. O prazo para adequação, segundo a pasta, é de um ano após a assinatura do contrato.
Espaço fica na avenida Salvador Afonso, continuação da avenida Nuno de Assis (Foto: Divulgação)
Porém, o edital da PPP, que prevê conceder o parque de iluminação do município à iniciativa privada por 25 anos, ainda não foi lançado. O período de consulta pública - quando interessados na licitação e nas obrigações ou contrapartidas da concessionária poderiam apresentar sugestões - terminou no dia 31 de janeiro, e foi a segunda aberta sobre o mesmo objeto.
A medida foi necessária porque o governo precisou adaptar o edital à nova Lei de Licitações ante a demora para lançar o processo à praça. Em tese, após o fim da consulta pública, o próximo passo seria a publicação do edital, o que não ocorreu até o momento. Vale destacar que, no dia da posse de seu segundo mandato, a prefeita Suéllen Rosim (PSD) afirmou que tinha a expectativa de abrir a licitação em janeiro para iniciar as substituições das lâmpadas de iluminação pública por LED no primeiro semestre de 2025 e concluí-las em 2026.
APELO
Localizado na avenida Salvador Afonso, continuação da avenida Nuno de Assis, o Complexo de Esporte e Lazer da Vila Santa Luzia é o terceiro inaugurado pelo atual governo - os dois primeiros ficam no Ferradura Mirim e Jardim Rosa Branca. O apelo de Sardin é para que a iluminação pública seja garantida tanto nos espaços ainda não contemplados quanto nos próximos projetos a serem executados.
Um deles é o centro do Parque Vista Alegre, a ser inaugurado na avenida Moussa Tobias. "Geralmente, são regiões onde as pessoas aproveitam, de fato, esses locais para prática de esportes, caminhadas matinais e lazer em família no período noturno, quando o calor diminui. E muitas delas têm nos procurado para solicitar a iluminação, pois, quando chegam do trabalho, não têm a opção de pegar o filho para passear devido à escuridão, que traz insegurança", analisa o vereador.