Frei Lourenço Maria Papin, frade dominicano, faleceu neste domingo (23), aos 92 anos, em um hospital de Goiânia. A morte foi confirmada por fontes do Convento São Judas, onde ele residia nos últimos anos. A informação é do site de notícias Página D, de Santa Cruz do Rio Pardo, cidade a 96 quilômetros ao sul de Bauru.
O frei nasceu em 1932, em Bernardino de Campos (a 110 km ao sul de Bauru), onde tem parentes, assim como tem em Bauru. Em 1957, Papin ingressou na Ordem dos Pregadores (dominicanos) e foi ordenado sacerdote em 1957, em Bologna, na Itália.
Durante sua trajetória, atuou em diversas cidades, incluindo Santa Cruz do Rio Pardo, onde exerceu intensa atividade pastoral por muitos anos e recebeu o título de Cidadão Santa-cruzense, informa o Página D.
Nos últimos anos, Frei Papin vivia na Comunidade Samaritana, em Goiânia, onde recebia cuidados especiais para sua saúde. Seu corpo será velado na Igreja São Judas Tadeu, no Setor Coimbra, em Goiânia, nesta segunda-feira (24), em horário a ser definido, inclusive da Celebração Eucarística de corpo presente. O sepultamento acontecerá em sua cidade natal, Bernardino de Campos.
![]()