IRIDESCÊNCIA

Nuvem colorida chama a atenção após chuva nesta sexta em Bauru

Por Tisa Moraes |
| Tempo de leitura: 1 min
Lucas Spetic/Divulgação
Fenômeno foi registrado no fim da tarde desta sexta-feira (14) em Bauru
Fenômeno foi registrado no fim da tarde desta sexta-feira (14) em Bauru

Uma nuvem colorida chamou a atenção dos bauruenses logo após a chuva registrada na cidade na tarde desta sexta-feira (14). O fenômeno, conhecido como nuvem iridescente ou nuvem arco-íris, deixou moradores da região da Vila Falcão admirados pela beleza das cores delicadas que surgiram atrás de uma grande nuvem escura.

A imagem que ilustra esta matéria foi feita e encaminhada ao JCNET pelo técnico de suporte de sistemas Lucas Spetic, 25 anos. Ele contou que estava no intervalo do trabalho, quando olhou para o céu e foi surpreendido. “Onde eu trabalho, o vidro da janela fica em frente à rua e, assim que terminou a chuva, visualizei a nuvem colorida no céu e não pensei duas vezes: fui logo tirar a foto para registrar”, relata.

Segundo a MetSul Meteorologia, o efeito ocorre quando a luz do sol contorna pequenas gotas de água ou cristais de gelo de nuvens altas, quase como se estivesse deslizando ao longo de suas bordas, e acaba se separando em cores, fenômeno denominado difração. Porém, para que haja o fenômeno, todas as gotículas devem ter tamanho quase uniforme e partes finas da nuvem precisam estar perto do sol do ponto de vista do observador.

Os tons que podem ser visualizados são semelhantes aos das bolhas de sabão, manchas de óleo ou em DVDs. A denominação nuvem iridescente é derivada de íris, mas trata-se de uma ocorrência distinta do arco-íris, formado pela refração da luz, que atravessa gotas de chuva dispersas no ar. Já a iridescência é causada pela difração, quando a luz contorna o obstáculo.

Comentários

Comentários