A plataforma federal Gov.br lançou, na última terça-feira (04/02), uma nova ferramenta: uma caixa postal personalizada para divulgar informações oficiais do Governo Federal à população. O objetivo é fornecer comunicados de forma individualizada para cada utilizador.
O primeiro aviso foi enviado no dia do lançamento para cerca de 4 mil pessoas aprovadas para cargos de nível médio e para aqueles de nível superior que serão convocados para os cursos de formação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
Inovações
De acordo com a matéria publicada no site oficial (https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2025/fevereiro/nova-caixa-postal-do-gov-br-vai-levar-informacao-personalizada-do-governo-federal-a-populacao), o serviço poderá ser utilizado para diversas finalidades, incluindo:
Educação – Envio de lembretes sobre inscrições no ENEM ou SISU.
Institucional – Atualizações sobre processos administrativos em andamento.
Saúde – Avisos relacionados a campanhas de vacinação.
A ferramenta já foi disponibilizada para mais de 164 mil utilizadores do Gov.br, com integração a 4.500 serviços.
Como ter acesso?
O serviço de Caixa Postal é gratuito e acessível pela plataforma Gov.br, tanto na versão web quanto nos aplicativos para iOS e Android.
No entanto, apenas usuários com nível prata ou ouro poderão usá-lo, pois essas categorias passam por medidas de verificação adicionais.
Preocupações
Apesar das exigências de segurança — ser nível prata ou ouro —, isso não assegura totalmente que o usuário seja, de fato, o titular da conta. Como sabemos, diversas ferramentas digitais permitem a manipulação de imagens e vídeos que simulam a realidade e podem ser usadas para validar identidades de forma fraudulenta.
Outro ponto importante é a vulnerabilidade da plataforma: recentemente, o Gov.br tem sido alvo de invasões, onde criminosos conseguem alterar credenciais de recuperação de acesso, permitindo a utilização indevida de serviços críticos, como assinaturas de procurações e contratação de crédito em nome das vítimas.
Como se proteger?
A utilização desses serviços é inevitável e necessária. Por isso, a melhor forma de se proteger é adotando boas práticas de segurança. Aqui estão algumas dicas essenciais:
1. Evite divulgar dados pessoais (e-mail e telefone) em redes sociais. Essas informações podem parecer inofensivas, mas frequentemente são utilizadas como fatores de autenticação secundária, podendo ser exploradas por criminosos.
2. Monitore seu CPF regularmente e ative bloqueios para evitar a contratação indevida de crédito através com o Serasa Premium – https://ajuda.serasa.com.br/hc/pt-br/articles/115003085311-O-que-%C3%A9-o-Serasa-Premium .
3. Consulte periodicamente o Registrato (https://www.bcb.gov.br/meubc/registrato), que lista contas bancárias e créditos vinculados ao seu CPF
Deixe o seu comentário
Você faz parte dos usuários que já tem acesso à Caixa Postal do Gov.br? Gostou da nova funcionalidade? Envie seu comentário ou sugestão para: consultor@josemilagre.com.br e não se esqueça de se inscrever no meu canal no YouTube: youtube.com/josemilagre Siga-me no Instagram: @dr.josemilagre