SAÚDE

O que é que a banana tem?

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Ilustrativa
Dieta da fruta não tem prova de eficácia, mas alimento traz benefícios
Dieta da fruta não tem prova de eficácia, mas alimento traz benefícios

De tempos em tempos, as redes sociais são inundadas com a dieta da banana para emagrecer. Ela consiste em comer apenas bananas (a quantidade que se quiser) no café da manhã e beber um copo de água morno ou em temperatura ambiente meia hora após a ingestão da fruta.

Esse "truque" surgiu no Japão em 2008. Mas especialistas afirmam que não há estudos científicos que comprovem que a ingestão de banana pela manhã ajude a emagrecer ou a secar a barriga. A teoria da dieta é que, ao beber a água, as fibras da banana se transformariam em um gel que retarda a digestão, aumentando a saciedade por mais tempo. Assim, a pessoa só volta a sentir fome perto da hora do almoço.

Apesar de esse suposto efeito da fruta não ter qualquer embasamento científico, a banana é benéfica em muitos outros aspectos.

VANTAGENS NA ALIMENTAÇÃO

Aumenta a produção de serotonina
A fruta contém boas doses de vitamina B6 e triptofano, que, juntos, aumentam a produção de serotonina, um neurotransmissor associado ao bem-estar. Quando estamos felizes, conseguimos manejar melhor nosso desejo por alimentos calóricos, como os doces.

Vitaminada
Segundo o e-book “Na cozinha com as frutas, legumes e verduras”, do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Minas Gerais, a banana contém vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, fósforo, zinco e sódio.

Digestiva
Além disso, a fruta auxilia a regularizar o sistema nervoso e o aparelho digestivo. “Confere resistência aos vasos sanguíneos e evita cãimbras. Recomendada às crianças e aos que sofrem de distúrbios digestivos, por auxiliar no tratamento de diarreia”, explica o livro.

Aumento das ‘bactérias boas’
A banana verde contém o amido resistente, que não é digerido facilmente. O consumo da fruta nesse estágio de maturação deve ocorrer em forma de purê, biomassa ou farinha. O amido resistente retarda a digestão de outros alimentos, aumentando o tempo de saciedade. Além disso, a banana verde tem um efeito prebiótico: provoca uma fermentação no intestino que “alimenta” as bactérias boas. Com o intestino funcionando melhor, o corpo absorve mais
nutrientes, o metabolismo melhora, o que contribui para o emagrecimento.

Cuidado com a internet!
Na internet são vendidos e-books ensinando o “truque da banana”. O material seria escrito por uma suposta nutricionista sobre a qual não há nenhuma informação na internet. A promessa é de perda de peso rápido e sem esforço, apenas com o consumo da fruta. Há várias reclamações em
sites pedindo o reembolso do valor gasto no e-book. Antes de comprar qualquer material, pesquise bem e confira se o autor tem autoridade para falar sobre o assunto.

Comentários

Comentários