REGIÃO DE BAURU

Prefeituras alertam sobre golpes por e-mail envolvendo alvarás

Por Lilian Grasiela | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Lençóis Paulista
Prefeitura de Lençóis diz que situação semelhante ocorreu em 2024
Prefeitura de Lençóis diz que situação semelhante ocorreu em 2024

Prefeituras da região estão emitindo alertas sobre golpistas que estariam se passando por servidores públicos e enviando e-mails com links maliciosos a comerciantes e empresários sob o pretexto de que eles precisariam regularizar os alvarás de funcionamento de seus estabelecimentos. Em caso de dúvidas, os munícipes devem telefonar para os setores responsáveis pelas licenças em suas cidades.

Em Jaú (47 quilômetros de Bauru), a Secretaria de Economia e Finanças informa que, nos e-mails, os criminosos dizem que foram identificadas irregularidades nos alvarás de funcionamento e orientam os destinatários a clicarem em um link para visualização da notificação.

"A Prefeitura reforça que não realiza esse tipo de notificação por meio de e-mails. Caso você receba esse tipo de mensagem, não clique nos links e não responda ao e-mail. Os meios oficiais de contato estão disponíveis por meio do link https://jau.sp.gov.br/iss_arquivos", diz.

Em Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru), o Executivo ressalta que uma situação semelhante já havia ocorrido em 2024. "A Secretaria de Finanças esclarece que os nomes mencionados na correspondência não pertencem ao quadro de servidores públicos da Prefeitura", afirma.

"Além disso, o cargo 'Gestor de Licenciamento e Fiscalização' e o Departamento 'Licenciamento Urbano e Obras', citados no e-mail, não existem na estrutura administrativa ou organograma da Prefeitura de Lençóis Paulista".

Segundo a prefeitura, todas as comunicações oficiais relacionadas à fiscalização de alvarás e outros assuntos tributários são realizadas exclusivamente por meio do Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), disponível no site do município, que é o https://www.lencoispaulista.sp.gov.br/v2/

"Pedimos aos contribuintes que desconsiderem e-mails com essa natureza e fiquem atentos para evitar possíveis golpes. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria de Finanças pelo telefone (14) 3269-7037 ou acesse o site oficial da Prefeitura", declara.

A Prefeitura de Agudos (13 quilômetros de Bauru) também salienta que não envia e-mail cobrando taxas para a regularização ou liberação de alvarás de funcionamento. "Qualquer e-mail solicitando o acesso a links ou downloads deve ser desconsiderado", orienta. "Em caso de dúvidas, os munícipes podem entrar em contato pelos números (14) 3262-8525 ou (14) 3262-8527".

Comentários

Comentários