A Disney exibe "Endurance", um fascinante documentário sobre a busca pelos destroços do navio Endurance, barco do explorador britânico Ernest Shackleton que, em 1915, afundou a leste da Península Antártica. O Endurance é um barco historicamente importante porque, em 1914, levou a tripulação de Shackleton para uma missão polar que foi um fracasso científico, mas se tornou uma das histórias de coragem e sobrevivência mais incríveis já registradas. O documentário conta, em paralelo, duas histórias: a da expedição científica liderada em 2022 pelo arqueólogo marítimo britânico Mensun Bound em busca do Endurance e a história da famosa expedição de Shackleton.
Em 5 de dezembro de 1914, Shackleton e 27 tripulantes deixaram a Geórgia do Sul a bordo do veleiro Endurance, de 144 pés (44 metros), construído na Noruega especialmente para a missão. Em 18 de janeiro de 1915, um dia antes de chegar ao ponto da Baía de Vahsel onde a equipe deveria desembarcar, o Endurance ficou preso no gelo. Imobilizado, o barco ficou vagando pelo mar de Weddel por mais de nove meses, até que, em 27 de outubro de 1915, foi esmagado pelas placas de gelo.
Shackleton e a tripulação abandonaram o navio, que afundou pouco menos de um mês depois. Pelos cinco meses seguintes, a tripulação morou em barracas no banco de gelo.