A Coluna Animal dessa semana trará um assunto de extrema importância que poderá ser um divisor de águas na saúde e na vida dos pets no réveillon, os cuidados básicos que os tutores devem ter com seus filhos de quatro patas nessa época em que os animais sofrem tanto stress por conta da soltura de rojões.
Alguns pets são mais sensíveis a barulho de rojões e bombas, outros nem se importam. Para aqueles que são mais agitados é importante procurar ajuda veterinária, verificar com o médico veterinário do pet qual remédio ele recomenda para o seu paciente. Além disso, é importante que o tutor fique com seus pets na virada do ano, tentando acalmá-lós, transmitindo segurança para eles. Caso o tutor não possa passar o réveillon com seus pets é importante manter um ambiente seguro, sem objetos, enfeites que possam machucar o pet quando os estampidos dos fogos começarem. Interessante também colocar chumaços de algodão nos ouvidos dos pets para minimizar o barulho.
Também é aconselhável fechar portas, janelas e “vitros” para isolar a casa do barulho externo e para evitar que o pet se enrosque em alguma grade porque muitos animais no desespero de se livrar do barulho, acabam tentando fugir ou entrando no vão de grades de portões e janelas, podendo se machucar ou até mesmo vindo a óbito. Identificar o pet também é muito importante, porque caso ele passe o réveillon sem a família ele pode tentar fugir e estando identificado ficará mais fácil e rápida a volta para casa. Importante colocar na plaquinha um telefone com whatsapp para quem achar o pet poder ligar ou mandar mensagem avisando que encontrou seu pet.
Caso você perceba um comportamento anormal em seu pet nessa época de passagem de ano, não hesite em procurar uma clínica veterinária 24 horas que poderá prestar atendimento ao seu pet. Muitos pets não suportam tanto barulho e acabam até mesmo enfartando devido ao stress. Se encontrar algum animal no réveillon vagando pelas ruas, desesperado, sem rumo, se possível, acolha em sua casa e tire fotos e divulgue nas redes sociais, pode ser que ele tenha escapado de casa com a queima de fogos.
A autora é Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) e da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru).
escolha sua cidade
Bauru
escolha outra cidade