ABANDONO DE ANIMAIS

Família acolhe cachorro jogado em quintal da casa em Bauru; VÍDEO

Por Guilherme Matos | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo Pessoal
Catarina já está adaptada ao novo lar
Catarina já está adaptada ao novo lar

Durante a intensa chuva da noite de Natal, na última quarta-feira (25), um filhote foi jogado no quintal de uma casa, pelo vão do portão, na Vila Santa Luzia, em Bauru. Com infestação de carrapatos na pata e orelha, além da barriga inchada (sinal de verminose), a família encontrou o cãozinho às 21h30, quando chegou da ceia realizada na residência de um parente. Triste, a história teve um final feliz: o animal abandonado foi adotado pelos moradores do imóvel.

Ainda assim, o contexto é revoltante. Imagens de câmera de segurança de um vizinho captaram o momento em que um carro passa lentamente pelo endereço, faz o retorno, estaciona, joga o animal e vai embora. De acordo com a professora Júlia Aparecida Victalino de Almeida, 23 anos, eles tentaram identificar a placa do veículo para registrar um boletim de ocorrência, mas não conseguiram.

Ela também conta que a família já tem dois outros vira-latas: o Zequinha e a Bela. Agora, adotaram a Catarina, nome dado à fêmea abandonada. Na opinião dela e de parentes, o homem viu um animal no quintal e, por isso, decidiu jogar o filhote.

Catarina já foi vermifugada e teve os carrapatos retirados. Adriana Victalino, a mãe de Júlia, acredita que, como o animal chegou no Natal, foi uma providência, ou seja, deve haver algum “propósito” divino para a família.


Abandono


O abandono de animais é considerado crime conforme a Lei contra Crimes Ambientais n.º 9.605/98, Artigo 32, e é passível de penas de reclusão e detenção. De acordo com a Coluna Animal do JCNET, o abandono de animais ocorre o ano todo, mas aumenta especialmente em dezembro porque muitas pessoas viajam e deixam os pets sozinhos em casa por dias, semanas e até o mês todo.

Em alguns casos, inclusive, os abandonam em qualquer ponto da cidade ou rodovia. Neste mês, ocorre a campanha “Dezembro Verde”, que é voltada justamente para conscientização da população contra o abandono e pela adoção responsável.

Comentários

Comentários