É aniversário de Jesus Cristo!
Em nossas famílias, quando é permitido, presenteamos aqueles familiares com quem temos mais vínculo. No trabalho, nos reunimos uns dias antes com colegas de trabalho, brincamos de modo a contaminar todos com presentes.
Engraçado, compramos os presentes. Pois é, reveja sua lista de presentes a comprar, depara-se com a mais pura realidade: - Jesus Cristo não está na lista deste 2024, não esteve na dê 2023, 2022, 2021, 2020... nunca figurou em quaisquer lembretes de nossas anotações natalinas.
A iniquidade no Brasil é descomunal, o que uma determinada região possui, uma outra, sem ser tão abastada que sua coirmã, padece junto ao Crucificado, Evidentemente que não é a Cruz que pregaram, Ele, na Dele, depois de resistir por mais de 9 horas, desfaleceu em óbito. Antes, porém, pede a salvação a todos, ao lado de Maria que velava Cristo desde seu nascimento.
Destarte viver num mundo assaz materialista, numa sociedade consumista e criadora de cruéis desigualdades, a uma vida de simplicidade. Os pobres, solitários, abandonados, menosprezados, excluídos, aqueles que vivem com trapos e sem esperança. O amor nutrido no Natal não aflora e, logo mais, em poucos dias, comemoramos um aniversariante que é o nosso presente. Transbordar o coração de alegria é superlativo à esta época do ano.
Presentear Jesus Cristo é fácil, está dentro de casa, evangelizai o seu parente. Moral deve ser o que reflitamos, embalados pelas cantigas natalinas, nosso entorno repleto de cores, luzes e símbolos cheios de significados. Jesus não é simplesmente o "menino", "o cara", o "revolucionário", uma figura secundária. Sem quaisquer dúvidas é a pessoa mais importante que surgiu na Terra!
Mas, o presente de Natal?
Jesus é o verdadeiro presente de Natal! E não para aí, porque é provisão para nos salvar e garantir vida eterna, também é a ferramenta divina para suprir nossos anseios. É indelével!
As imagens do presépio estão gravadas nas mentes humanas como se a manjedoura, o berço divinal, ocupasse o espaço mais profundo e mais protegido de nosso coração desde a mais tenra infância.
Nesse tempo parece que volto a ser criança quando acompanhado de mamãe e papai visitava o Presépio da Casa do Garoto dos Padres Rogacionistas e pedia colo para ficar em posição de contemplar as imagens do presépio e jogar um beijo para o menino Jesus. Desconhecia as verdadeiras razões pelas quais estava lá, mas o coração continua o mesmo e se encantando com o Natal, agora ciente da grandeza e com agudíssima consciência cristã.
O amor nutrido no Natal não chega espalhafatosamente, mas na fragilidade de uma criança, no semblante de qualquer ser humano. Sem gênero, etnia ou algo que o valha.
Mesmo que a sociedade de consumo, se esforce, a retirar Jesus do Natal com atos e gestos suntuosos, Jesus Cristo, não nos tirou do mundo e de quebra veio para nos salvar. Comungando descortinará o seu futuro, deixando o passado feito de tentações e demônios.
Salve o aniversariante!
Viva o nosso presente!
Transformemos este passar de 24 para 25/12/2024 em uma data única, que a cada ano ganhe força espiritual, das nossas ceias uma entrega de coração e mente em prol dos ensinamentos exemplificados nas Sagradas Escrituras aplicando a hermenêutica a favor do verdadeiro sentido da fé cristã. Abusemos apenas do sentido cristalino que é o Aniversário de Jesus!
No Natal é comum questionar o que dar de presente a alguém, buscar nas compras aquilo que agrada a pessoa presenteada e, pouco vemos os familiares e os presentes na ceia natalina trocarem bençãos entre si, e aí estaria o sentido prático do presente ideal.
A bênção que se recebe de um ente querido nada mais é que desejar ao próximo soberania na medida cristã, que seja adorado por Deus e por fim que viva para a eternidade.
Pedir bênção a papai, mamãe, avós, tios, é uma ponte até Jesus Cristo, sabedoria absurda, dos mais antigos, está sendo trocada por outras expressões.
E, para finalizar, reflitam sobre os presentes dos Reis Magos ao Menino Jesus. Ouro que significa a sua Majestade e Soberania; O Incenso o Seu Sacerdócio e Senhorio, digno de ser Adorado; e a Mirra significava seu chamado profético e de eternidade.
Que lição!
Fato posto, que tal trocarmos bênçãos neste Natal com Jesus Cristo no coração? Seria um presentão de Natal! Bora experimentar o bem que nos fará?
Saudações em Cristo, que Deus os abençoe e até mais!
escolha sua cidade
Bauru
escolha outra cidade