CULTURA

Exposição ‘Trovas Natalinas’ completa 30 anos na cidade


| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Usuário recebe trova junto com passagem
Usuário recebe trova junto com passagem

Neste ano de 2024, a tradicional exposição 'Trovas Natalinas', promovida pela União Brasileira de Trovadores (UBT) - Delegacia de Bauru, em parceria com a Secretaria de Cultura e Emdurb, completa 30 anos. Para comemorar data, uma novidade: por meio de uma parceria com o Expresso de Prata, o usuário recebe uma trova ao adquirir sua passagem, nos guichês da empresa no Terminal Rodoviário "Engenheiro Dirço Durval dos Santos", até dia 6 de janeiro de 2025.

O projeto 'Trovas Natalinas' tem como proposta acolher todos aqueles que circulam pelo Terminal Rodoviário, oriundos de diferentes cidades do País e aqueles que estão partindo para outros destinos, no período próximo do Natal e Ano Novo, quando o espaço recebe um contingente expressivo de passageiros. Segundo Ercy Maria Marques de Faria, delegada da UBT - Bauru, pequenina na forma, mas grandiosa em sua essência, a Trova encerra, em quatro linhas apenas, mensagens extraordinárias. "Através dela, o nome da cidade de Bauru aparece com destaque no Brasil e Exterior, nos inúmeros concursos e Jogos Florais realizados pela UBT - Nacional e Internacional", afirma. A União Brasileira de Trovadores é uma entidade cultural fundada pelo poeta e trovador Luiz Otávio, em 1966, e instalada oficialmente em 1967 no Rio de Janeiro e, posteriormente, em todo o território nacional, criando seções e delegacias da UBT.

A UBT tem como patrono o Santo Trovador São Francisco de Assis, cujo poema 'Oração' é frequentemente declamado durante reuniões e festejos e tem por símbolo, a rosa vermelha, símbolo do lirismo. No dia 18 de julho, data de nascimento de Luiz Otávio, fundador do Movimento Trovadoresco Brasileiro e da União Brasileira de Trovadores, comemora-se o 'Dia do Trovador', data também oficializada no município de Bauru.

Comentários

Comentários