EM BAURU

Avenida Nações Norte ganha novos radares próximos à Bauru-Marília

Por Tisa Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Radares ficam na altura do Parque Roosevelt, a menos de 1 Km do trevo de acesso à Bauru-Marília
Radares ficam na altura do Parque Roosevelt, a menos de 1 Km do trevo de acesso à Bauru-Marília

O tráfego de veículos na avenida Nações Norte, em Bauru, passará a ser monitorado por radares na altura do Parque Roosevelt, a pouco menos de um quilômetro de distância do trevo de acesso à rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), a Bauru-Marília. No trecho, a velocidade máxima permitida é de 60 quilômetros por hora, mas, por enquanto, os dispositivos não estão funcionando.

A Emdurb informará a população quando eles entrarão em operação, o que ocorrerá após a conclusão da sinalização de solo, prevista para o início de dezembro. "É prudente que os motoristas obedeçam ao limite de velocidade para a segurança viária e também para evitar o risco de serem autuados", pondera o diretor de Sistemas Viários e Trânsito, Flávio Kitazume.

Segundo a Emdurb, os equipamentos instalados no local foram retirados da quadra 4 da avenida Comendador José da Silva Martha, em ambos os sentidos. Assim, a cidade permanece com os mesmos 36 pontos de monitoramento, que funcionam em sistema de rodízio, ou seja, nem todos multam simultaneamente.

Para garantir maior segurança às vias, a empresa pública não informa quais ficam ativos. "Eles somam 89 faixas de rolamento, que podem ou não estar sendo fiscalizadas", frisa Kitazume. Ele explica que, na Nações Norte, passarão a ser fiscalizadas as três faixas de rolamento da quadra 15 no sentido Centro-bairro e outras três na quadra 16 no sentido bairro-Centro.

Denúncias

"Recebemos muitas denúncias de que motoristas vinham desempenhando velocidade acima da permitida, inclusive com registro de acidentes no trecho, que possui uma curva", descreve, pontuando que a implantação de radares de velocidade é apenas uma das medidas para garantir segurança no trânsito, que se soma ao respeito às leis de trânsito por parte dos motoristas e à fiscalização realizada por agentes da Polícia Militar e do Grupo de Operações de Trânsito (GOT) da Emdurb.

Kitazume esclarece ainda que a retirada dos dispositivos da avenida Comendador José da Silva Martha só foi possível em razão da instalação de semáforos no cruzamento com a rua Doutor Antônio Prudente, zona Sul de Bauru. "O conjunto semafórico foi implantado há quase dois anos. Embora não tenha a finalidade de controlar a velocidade, por controlar o fluxo de veículos, acaba contribuindo para a redução da velocidade", avalia.

Embora possua estudos sobre inúmeros pedidos de implantação de novos radares na zona urbana de Bauru, a Emdurb informou que não há, neste momento, aprovação para implantação em outros pontos da cidade.

Campeões de multas

Segundo o diretor de Sistemas Viários e Trânsito da Emdurb, Flávio Kitazume, os três pontos da cidade fiscalizados por radares de velocidade que resultam em maior número de autuações são a quadra 17 da avenida Nações Unidas, no sentido bairro-Centro, na altura do viaduto da avenida Duque de Caxias, bem como na Duque, na quadra 13, no sentido Centro-bairro, e quadra 16, no sentido bairro-Centro, ambos também nas proximidades do viaduto sobre a Nações. "Não sabemos ao certo o motivo, mas talvez o motorista, ao trafegar em um declive sem semáforo, acabe aumentando a velocidade sem se atentar ao radar", pondera.

Diretor de Sistemas Viários e Trânsito, Flávio Kitazume (crédito: JC Imagens)
Diretor de Sistemas Viários e Trânsito, Flávio Kitazume (crédito: JC Imagens)

Comentários

Comentários