A Prefeitura de Bauru instalou guias de 40 centímetros de altura no canteiro central da avenida Nações Unidas, próximo ao viaduto da Duque de Caxias, mas não teve o resultado esperado e, por isso, resolveu retirar as estruturas e refazer o serviço com guias e sarjetas comuns.
Em nota enviada ao JC nesta segunda-feira (18), a Secretaria Municipal de Obras informou que as proteções de concreto, instaladas pela Secretaria Municipal de Administrações Regionais (Sear), tinham como objetivo evitar o assoreamento do canteiro, visto que as chuvas e inundações na Nações Unidas carregam detritos, como lixo, que se acumulam nessas áreas. O objetivo das guias era evitar o depósito desses sedimentos, bem como erosões no canteiro.
Uma chuva forte no último dia 8 de novembro já havia arrastado parte das peças de concreto do local, quando ainda estavam em processo de instalação. Na ocasião, o JC apurou que as estruturas preocupavam a Defesa Civil de Bauru por conta da altura elevada, que poderia dificultar o deslocamento e a travessia de pedestres com mobilidade reduzida, inclusive em situações críticas, como temporais.
Além disso, no caso de acidentes de trânsito em que veículos ficassem imobilizados nestas barreiras, a abertura de portas poderia ser inviabilizada, dificultando o resgate e socorro de eventuais vítimas. Como o plantio de grama sobre o canteiro já se mostrou ineficaz devido à força das enxurradas que atingem a avenida na época de chuvas, uma solução apresentada pela Defesa Civil seria cobri-lo com concreto armado.