COLUNISTA

Como ajudar os animais resgatados por protetoras

Por Mariana Fraga Zwicker |
| Tempo de leitura: 2 min
Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru) e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA)

A Coluna Animal dessa semana vai abordar formas de ajudar aqueles que ajudam os animais, os protetores de animais, verdadeiros anjos que fazem de tudo para salvar a vida daqueles animais que cruzaram o caminho deles.

Os animais em situação de rua são de responsabilidade do Poder Público, temos várias leis que preveem essa obrigação, por exemplo lei 11.977 de 2005 (lei estadual) em seu artigo 11: "os municípios e estados devem manter programas permanentes de controle de zoonoses, através da vacinação e controle de reprodução de cães e gatos, ambos acompanhados de ações educativas para propriedade ou guarda responsável."

Em Bauru, infelizmente, o Poder Público é omisso em suas responsabilidades perante os animais. Programa de castração ineficiente, com verbas que a todo momento se esgotam e paralisam o serviço público que jamais poderia sofrer interrupções, não existe abrigo para acolher animais errantes e também o poder público não dispõe e atendimento médico veterinário para os animais da população em situação de baixa renda e para os animais resgatados por protetoras de animais. Sendo assim, muitos desses animais doentes, em situação de maus tratos, abandonados à própria sorte acabam sendo resgatados por protetoras de animais. Essas por sua vez, já estão com seu orçamento comprometido com tantos gastos com os animais resgatados tais como despesas com médico veterinários, exames, remédios, ração entre outros.

Para ajudar a pagar as despesas com os animais, no começo do mês as protetoras de animais costumam fazer eventos para angariar fundos tais como: bazares (roupas, calçados, utensílios domésticos) e bingos que costumam acontecer aos finais de semana em nossa cidade. Nas redes sociais é possível localizar alguns desses eventos. Também é possível ajudar as protetoras de animais fazendo doações de peças de roupas e calçados em bom estado de conservação, eletrodomésticos, enfim, tudo aquilo que você não usa mais pode ser doado para levantar fundos para os animais tutelados por essas pessoas. Raçoes para cães e gatos, remédios, roupinhas, cobertores que seus pets não usam mais também podem doados.

Que tal aproveitar que o o final do ano está chegando para desapegar de algumas peças do seu guarda roupa e doá-las para ajudar os animais menos favorecidos? Você abre espaço para novas peças e ainda ajuda os animais resgatados das ruas.

Comentários

Comentários