EVENTO

CEL de Bauru fará evento de Halloween para atrair novos alunos

Por Isabela Holl | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Maria Carolina Yoshida leciona japonês no CEL e é organizadora do evento
Maria Carolina Yoshida leciona japonês no CEL e é organizadora do evento

O Centro de Estudo de Línguas (CEL) está com matrículas abertas para aulas de idiomas gratuitas para estudantes e professores da rede estadual. Para atrair novos alunos, membros do centro realizarão um evento de Halloween nesta quinta-feira (7), das 18h às 20h, na Escola Estadual Prof. Christino Cabral, na rua Gérson França 19-165. As matrículas estarão abertas até o final de fevereiro de 2025 para francês, inglês, espanhol e japonês.

A professora Maria Carolina Yoshida explica que a sede do CEL em Bauru é na E.E. Prof Cristino Cabral, mas o projeto é para todos os alunos - a partir do 7º ano - e professores da rede estadual, incluindo Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os professores do CEL utilizaram a criatividade para chamar atenção dos alunos. O evento terá teatro, dança, sala de RGP e sala do susto. Além de distribuição de Yakissoba, cachorro quente e algodão doce.

A peça "A bruxinha que era boa", de Maria Clara Machado, terá falas em português e em japonês. A apresentação de dança será feita com a música "Banana Boat" e terá como tema o filme "Os fantasmas se divertem". Maria Carolina também convidou jogadores de RPG para ensinar e jogar com os estudantes presentes. Ainda há a "sala de susto", onde lendas urbanas farão parte da brincadeira.

Baixa adesão

A professora conta que o objetivo do evento é motivar os estudantes a participarem do CEL. Para abrir novas turmas é preciso ter cerca de 20 alunos. Ela trabalha no centro desde 2018 e tem notado que menos pessoas estão interessadas em aprender um novo idioma.

Maria Carolina conta que alunos afirmam que a carga horária escolar alta é um fator que os desmotiva a realizar atividades extracurriculares, mas ressalta que a participação é importante. "Quem participa do CEL ganha amigos para a vida inteira. Além disso, tenho ex-alunos que conseguiram empregos por falar uma língua estrangeira", ressalta.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) afirma que a adesão dos alunos ao CEL é volátil.

A pasta também afirma que a divulgação dos serviços é importante, uma vez que muitos pensam que se trata de um serviço pago.

Serviço

O Halloween do CEL nesta quinta-feira (7), das 18h às 20h, na Escola Estadual Prof. Christino Cabral, na rua Gérson França 19-165. A entrada é gratuita. Para se matricular, há o telefone 3227-4664.

Comentários

Comentários