PROJETO

Videocast “Diversidade na Tela” lança segunda temporada


| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Segunda temporada foi gravada nos estúdios da TV Unesp
Segunda temporada foi gravada nos estúdios da TV Unesp

Foi lançada nesta segunda-feira (4), a segunda temporada do videocast "Diversidade na Tela", um programa do projeto de extensão "A Diversidade de Todos Nós", vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Unesp Bauru. Ao longo de dez episódios, representantes da sociedade discutem temas relacionados à diversidade cultural, como ativismo alimentar, cultura drag e cultura indígena.

A novidade da temporada é que os novos episódios foram gravados nos estúdios da TV Unesp, com novo cenário e serão exibidos pela emissora, como já vem acontecendo com a primeira temporada. Além disso, os conteúdos acabam de ser disponibilizados na Cinemateca Digital Bauruense - uma biblioteca digital gratuita de obras audiovisuais. Os episódios também podem ser acessados de forma gratuita nas plataformas digitais YouTube e Spotify.

"A ideia do videocast é entender a diversidade cultural como uma multiplicidade de formas de ser e existir no mundo, que se expressam por meio das culturas e de grupos na sociedade. Nos episódios, os convidados mostram suas perspectivas, consciências e olhares diferentes diante do mundo, que nos provocam a pensar, inspirar e ressignificar nossas características. Mas, acima de tudo, o objetivo é respeitar a singularidade do outro", disse a professora do Departamento de Comunicação Social da Unesp, idealizadora do videocast e coordenadora geral do projeto, Vivianne Lindsay Cardoso.

A segunda temporada é apresentada pelas alunas do Curso de Jornalismo da Unesp, Larissa Mateus e Kevilin Alves. Os dez episódios tratam dos temas: Cultura Drag; Ativismo para animais; Ativismo alimentar; Cultura indígena; Gênero; Cultura de coletivos; Cultura espírita e espiritualista; Deficiência visual; Natureza e Meio Ambiente; e A Diversidade de Todos Nós.

Entre os dezenove convidados estão representantes dos povos indígenas Suiyane Txukarramãe e Vanderson Lourenço, o Secretário do Conselho de Política Cultural Paulo Tonon, e fundador do projeto Viva Batalha de Bauru, Márcio Teixeira.

"Foram abordados, na segunda temporada, temas não tão comuns dentro do contexto de diversidade cultural. Nós queremos dar foco a essas questões menos conhecidas. Além disso, a oportunidade de ser uma das apresentadores foi uma experiência enriquecedora", comenta Kevilin Alves, membro do projeto de extensão e estudante de Jornalismo da Unesp Bauru.

O projeto Diversidade na Tela visa disseminar, de maneira clara e compreensível, informações e saberes para facilitar a compreensão de assuntos ligados à diversidade cultural. Os episódios são conduzidos mediante entrevistas, em formato de conversa, com membros da sociedade civil que experimentam os assuntos discutidos. A proposta oferece novas e variadas visões sobre as maneiras de ser e estar na sociedade, tratando de assuntos como cultura, religião, deficiência, gênero e sexualidade.

O programa também apresenta sugestões de produções audiovisuais que se relacionam com a diversidade cultural e que podem ser vistas sem custo. O videocast, criado pelos alunos e integrantes do projeto, visa sensibilizar, conscientizar e fomentar ambientes de respeito e empatia através do audiovisual.

A primeira temporada do Diversidade na Tela pode ser acessada pelos links: TV Unesp: YouTube: https://youtu.be/Jpoi-kZl-zk?si=p9yyzcZAFBSRfc4b Spotify: https://open.spotify.com/show/2xJjWnAvjThavT0TLK1YqX Cinemateca. Já a segunda temporada pode ser acessada pelo https://www.youtube.com/playlist?list=PLPN-nHsPYdcTZ8fR0BwYx-9wFoNhp1DIP

Comentários

Comentários