Alexandre Colim, repórter do Programa Cidade 360º e da TV Record, estreia um novo programa no sistema JCNET, nesta segunda-feira (4). Com a proposta de explorar com maior profundidade as pautas que marcam Bauru e assim debater as principais questões da cidade, o videocast "E aí, Colim?" poderá ser conferido no JCNET e no Facebook e YouTube do jornal.
Para o jornalista, trata-se de um ponto de virada em sua carreira, além de ser a realização de um sonho, por ter liberdade editorial para guiar as discussões e escolher os temas. Colim descreve seu novo programa como "jornalismo de bermuda", uma vez que mistura um estilo informal com o comprometimento jornalístico, embasado na precisão e responsabilidade.
Com mais de 20 anos de experiência na televisão, o repórter enxerga o novo projeto como uma plataforma que vai além do formato convencional de notícias, com foco em entrevistas de pesos e um olhar detalhado sobre casos relevantes.
O primeiro episódio contará com a presença do titular da 3.ª Delegacia de Homicídios (3.ª DH) da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), Cledson Luiz do Nascimento.
Uma das abordagens será o rumoroso caso Claudia Lobo, que chocou Bauru e região. Secretária-executiva da Apae, ela desapareceu e, segundo apurou a Polícia Civil, foi morta pelo ex-presidente da entidade Roberto Franceschetti Filho, que é réu pelo homicídio. Colim se propõe a explorar vertentes ainda não discutidas e divulgadas pela imprensa.
"Vamos tratar de fatos e não de uma narrativa. Vamos analisar aquilo que efetivamente aconteceu no conjunto probatório [todas as provas levadas a juízo] que a polícia colheu sobre a investigação", afirma. Outro ponto importante para ele é explicar terminologias e jargões dos segmentos abordados para que o público tenha clara compreensão sobre cada tema.
A proposta é gestada há pelo menos um ano, ressalta o repórter. De acordo com ele, o projeto surgiu de uma ideia elaborada junto ao JC/JCNET, em que foi desafiado a criar algo que refletisse as expectativas do público em relação ao seu trabalho, conhecido amplamente no município.
O "E aí, Colim?" também abordará, ao longo dos episódios, problemas da cidade, propondo um debate sobre temas urgentes. Entre eles, o jornalista cita o aumento da pobreza. Para esta e outras questões, a expectativa é trazer lideranças locais, incluindo a prefeita Suéllen Rosim (PSD), para que o debate resulte em ações concretas. Com esse foco, Colim visa engajar a comunidade e gerar diálogo sobre possíveis soluções para os problemas que a afetam. "Eu agradeço demais a Record Paulista por me dar mais uma vez a autorização para participar de um programa como esse", diz.
Serviço
"E aí, Colim?" estreia nesta segunda-feira (4) e será bissemanal.
O programa será transmitido no Facebook do Jornal da Cidade (facebook.com/jcnetbauru/) e pelo YouTube (youtube.com/@JCnetvideos), além do portal JCNET/Sampi.