O município de Bauru contratou a Fipe para elaborar a modelagem da concessão da construção e operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem limpa, considerando a expertise da renomada fundação a melhor modelagem a ser adotada apresentada foi o critério da combinação da proposta de preço com a proposta técnica, a ser utilizado no modelo adotado para a concessão do sistema de esgotamento sanitário de Bauru, diante da complexidade da finalização da obra da estação de tratamento e da implantação do projeto de drenagem da avenida Nações Unidas.
Quando se exige a proposta técnica vinculada ao que se proporá no plano de negócios e na oferta de preço, o que se quer é que o valor da tarifa proposta guarde relação com os serviços previstos e garanta que o valor ofertado seja suficiente para o futuro concessionário assumir os serviços delegados.
Em outras palavras, significa dizer que nem sempre o menor preço será aquele que trará benefícios aos usuários e à administração pública. A fundação realizou a análise de diversas concessões onde vários exemplos de tarifas baixas ou outorgas elevadas que levaram ao fracasso de concessões ou serviços de baixa qualidade como foram no passado recente os casos de concessões de aeroportos, rodovias e iluminação pública, que se encontram no embate com o poder concedente devido a inviabilidade do cumprimento dos contratos.
Por outro lado, quando se compara tecnicamente as proponentes, deve-se buscar critérios objetivos que não possibilitem interpretações subjetivas do avaliador, e é neste sentido que foi adotado no modelo adotado na concessão do esgoto de Bauru.
A obrigação de implantar a drenagem da avenida Nações Unidas é tratada como um ônus ao concessionário, foi previsto em lei municipal e trará o benefício em tempo certo ao município como solução para um problema de décadas enfrentado pela população.
escolha sua cidade
Bauru
escolha outra cidade