Muitas vezes, temos a consciência de que "perder" pode ser o pior sentimento que já presenciamos ou vivemos. Mas ao olharmos de forma geral, percebemos que a fé é uma das poucas coisas que prevalece ao fim de uma derrota amarga: a fé de que novos tempos virão, novas oportunidades, novas experiências, novas possibilidades e, principalmente, o tempo de vencer.
Se considerarmos isso, só vamos perceber o quão valioso é a experiência de derrota e perda. Depois disso, aprendemos a valorizar nossas conquistas e vitórias com mais alegria e gratidão, conseguindo aproveitar aquele doce momento com mais fluidez.
Compreendemos que tudo o que passamos foi necessário para alcançar aquilo que estava destinado a nós. Não saberíamos apreciar uma boa vitória sem antes experimentar a dor de uma amarga derrota.
Eu odeio perder e creio que todos também odeiem, mas algo que tiramos da derrota e da perda é a possibilidade de nos tornarmos melhores e buscar a vitória em todos os aspectos e áreas de nossas vidas.
A "perda" nos forja em algo que talvez não compreendamos hoje, mas que no futuro trará respostas.
Então, veremos que era necessário passar por aquele momento. Só assim aprenderemos que a "perda" nos fortaleceu, aprimorou nosso ser e nos ensinou a valorizar a vitória após dias de provações e processos árduos.
Não estou romantizando a derrota e a perda, mas sim abrindo e explorando caminhos. Muito se fala do quão bom é vencer, mas pouco se discute o quanto pode ser edificante passar por uma derrota e ser forjado por meio dela para buscar nossa melhor versão e alcançar nossos objetivos com mais foco e vontade de vencer.