SAÚDE E BELEZA

Banho perfeito: dicas para um banho que também cuida da sua pele

Por Daniela Hueb |
| Tempo de leitura: 3 min

Tomar banho é sempre um momento gostoso, muitas vezes ele nos relaxa - sobretudo quando é à noite, ajudando a desacelerar. Em outras, ele nos dá energia e ajuda a acordar, por exemplo, pela manhã, antes de começar o dia.

Independentemente do horário do banho, ele é uma superoportunidade pra gente cuidar melhor da pele do corpo e é sobre isso que falo nesta coluna, com dicas para um banho perfeito.

Mas antes: quantos banhos por dia é ideal?

Um banho por dia é mais do que suficiente, entretanto, vivemos em uma região quente, que faz a gente suar. Dependendo do estilo de vida, incluindo prática esportiva, muita gente sente necessidade de tomar mais de um banho também. Nesse caso, encurte o tempo do banho. Você pode tomar um banho mais completo e outro apenas para retirar o suor do corpo, evitando esfregar demais a pele com buchas e esponjas.

Temperatura da água

A temperatura ideal é morna a fria (mais fria que morna), pois protege a hidratação natural da pele. Evite água muito quente, pois pode ressecar, retirando a camada de proteção da pele. A água quente na hora de lavar os cabelos também é contraindicada, porque deixa os fios ressecados também. Portanto, quando for retirar o condicionador dos fios, opte pela água fria - ela garante mais brilho e maciez.

Esponja ou bucha

A bucha vegetal é uma ótima opção para esfoliar a pele suavemente, mas não deve ser usada com frequência - no máximo, uma vez por semana. Se você usa diariamente, torna a pele mais sensível e retira a camada de proteção. No dia a dia, dê preferência a uma esponja macia. Outro cuidado é trocar a esponja com regularidade, evitando que ela pegue fungos e não ajude tanto na sua limpeza. Uma vez por mês é ideal.

Tipo de sabonete

Escolha sabonete líquido ou em barra que contenha ingredientes hidratantes, como glicerina ou óleos naturais. Evite sabonetes muito perfumados, que podem irritar a pele. Em geral, os sabonetes com base vegetal são menos irritativos e ajudam a hidratar a pele. Sabonetes muito coloridos podem irritar.

Uso de óleo hidratante

Usar um pouco de óleo de banho pode ajudar a manter a umidade da pele. Você pode aplicar antes do sabonete ou no final, enxaguando levemente. Em geral, antes do banho, o óleo ajuda a proteger a pele e é mais indicado. Depois do banho, ele serve para reter a umidade e é uma sugestão para quem busca um banho mais rápido e não pretende aplicar hidratante saindo.

Toalha macia

Use uma toalha de algodão macia e absorvente para se secar. Evite esfregar a pele; em vez disso, dê leves batidinhas para secar, preservando a hidratação. Sempre que for se secar ou usar uma bucha, faça isso com delicadeza, evitando forçar a pele.

Aplicação de hidratante após banho

Se você acha que ao desligar o chuveiro e usar a toalha, seu banho acabou, engana-se redondamente. Aplique um bom hidratante logo após o banho, quando a pele ainda está úmida. Isso ajuda a selar a umidade e faz com que o hidratante seja melhor absorvido. Opte por loções ou cremes ricos em ingredientes como manteiga de karité, óleo de amêndoas ou óleo de coco. Escolha sempre o hidratante pelas substâncias que o compõem, não pelo cheiro. Seu dermatologista pode ajudar nisso!

Além dessas dicas, tente não passar mais de 10 a 15 minutos no banho para evitar ressecamento. Esse tempo maior, claro, considerando quem tem cabelo comprido, porque sabemos que leva um tempinho pra lavar. Nos banhos mais rápidos, 5 minutos é suficiente.

E quer deixar seu banho mais gostoso? Considere colocar algumas gotinhas de óleos essenciais no banho para um toque relaxante. Capim-limão, lavanda, erva-cidreira ou hortelã, por exemplo, deixam o banho delicioso! E não se esqueça: notou algo diferente na sua pele? Marque logo com o dermatologista!

Comentários

Comentários