Com oito integrantes da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) – seis atletas, técnico e preparadora física -, a seleção brasileira de polo aquático sagrou-se campeã invicta no Campeonato Sul-Americano de Polo Aquático, em Cali, na Colômbia.
A competição de categoria adulta fez parte do Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos e terminou nesta segunda-feira (7), com vitória do Brasil sobre a Argentina por 13 a 11, na final.
A seleção brasileira já havia passado, na semifinal, pelo time do Peru (20 a 2) e, na fase classificatória, venceu Argentina (12 a 10), Chile (21 a 4) e Colômbia (26 a 4), confirmando o favoritismo do Brasil na competição.
O time do Brasil contou com seis atletas da ABDA convocadas pela Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA): Isabela Mendes Rodrigues de Souza, Karen de Miranda da Silva, Kemily Ferreira Leão, Letícia Gomes dos Santos Belorio, Letícia Lorieto Silva e Maiah Nascimento.
A equipe foi comandada pelo técnico Paulo Rogério Moraes Rocha e teve como preparadora física Janaína Parra Grossi, ambos também da ABDA. As goleiras Isabela Mendes e Thatiana Pregolini receberam título de defesa menos vazada.
“Foi uma competição bastante dura. Respeitamos muito nossos adversários e conseguimos sair campeões sul-americanos. O nosso objetivo era sair campeão e conseguimos. Para mim, particularmente, foi bastante especial. É a primeira vez que trabalho com a equipe feminina e fico muito feliz de sairmos com o título”, disse o técnico Paulo Rogério, em nota da CBDA.
A ABDA é um projeto sem fins lucrativos mantido pela Zopone Engenharia e Comércio LTDA e apoiado pela Z-Incorporações. A ABDA está certificada junto ao Ministério do Esporte para captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o auxílio dos parceiros Confiança Supermercados, Cart, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).