A Coluna Animal dessa semana vai trazer uma data no calendário pet que já é celebrada que é o dia do Médico Veterinário, profissional esse que já faz parte da família brasileira, e que teve seu reconhecimento há pouco tempo. Há 91 anos, em 9 de setembro de 1933, o Decreto nº 23.133 efetivou a primeira regulamentação da Medicina Veterinária no Brasil, por esse motivo o dia 9 de setembro foi escolhido para ser o dia do Médico-Veterinário no Brasil.
A profissão de Médico Veterinário não é tão nova como pensamos, a Lei nº 5517/1968 dispõe sobre o exercício da profissão e cria os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, órgãos de fiscalização dos profissionais da área. A medicina veterinária inicialmente nasceu para que os profissionais trabalhassem no setor industrial, com o controle de qualidade dos produtos e inspeção dos processos produtivos. Em qualquer indústria que utilize materia prima de origem animal, a presença do veterinário para inspecionar esse material é indispensável.
Na história da medicina veterinária recente que o pet tem ocupado o papel de protagonista, já que agora cães, gatos, pássaros fazem parte da família e dividem espaço dentro dos lares com os membros da família. Alguns tem livre acesso ao sofá, assistem televisão com seus tutores e até mesmo acham um cantinho para dormir na cama com a família. Além de viajar com seus tutores nas férias e até mesmo contam com uma baba pet no caso de ficarem em casa na ausência da família, ou seja, uma profissional especializada em cuidar de pets.
Em Bauru, contamos com muitas clinicas veterinárias, sendo algumas já especializadas em ortopedia, oftalmologia, cardiologia, fisioterapia, acupuntura, oncologia, endocrinologia, cirurgias, dermatologia. Além dos especialistas temos também os laboratórios para exames de sangue e diagnósticos por imagem. Temos também um banco de sangue animal, em que você pode levar seu pet para ser doador de sangue e ajudar a salvar muitas vidas, no caso de cães e gatos.
A Coluna Animal parabeniza esse profissional que dedica sua vida para salvar a vida dos nossos queridos pets que já ocupam um lugar muito especial em nossas vidas e em nossos lares e dos animais de grande porte que também merecem todo cuidado e atenção. Viva o Medico Veterinário, viva a Medicina Veterinária.