Pederneiras - A CPFL Paulista, em parceria com a Polícia Civil, realizou, nesta quarta-feira (4), inspeção em dez estabelecimentos comerciais de Pederneiras (26 quilômetros de Bauru) e, em dois deles, detectou fraudes envolvendo o consumo de energia elétrica.
Segundo a companhia, as operações de investigação e inspeção são realizadas de forma permanente, com apoio das autoridades policiais, com o objetivo de coibir ligações clandestinas, desvios e manipulações de medidores, atos previstos como crime no Código Penal.
A CPFL Paulista explica que o responsável pela unidade consumidora onde for encontrada a fraude pode responder criminalmente pelo ato cometido, além da possibilidade de detenção, que pode variar de um a quatro anos.
Entre janeiro e agosto de 2024, a companhia realizou 133 mil inspeções como essa em toda a sua área de concessão. Ao todo, foram 13 mil irregularidades constatadas e 51.000.000 de kWh recuperados. Essa quantidade é suficiente para abastecer toda a cidade de Pederneiras durante um ano.
Denúncias
A CPFL Paulista incentiva a colaboração da população para o combate às irregularidades por meio da realização de denúncia anônima pelo app "CPFL Energia" ou através do site www.cpfl.com.br/fraude.