EDUCAÇÃO

II Fórum Educa Bauru terá palestra com educador José Pacheco


| Tempo de leitura: 1 min
Eder Azevedo/JC Imagens
A palestra será no câmpus da Unisagrado, no Bloco J
A palestra será no câmpus da Unisagrado, no Bloco J

O criador da Escola da Ponte em Portugal, José Pacheco, questionará as formas tradicionais de educação durante uma palestra neste sábado (31). Essa fundação escolar é uma iniciativa de referência internacional. O educador palestrará na Unisagrado, na rua Irmã Arminda, 10-50, entre 8h30 às 11h30. Durante a tarde, a partir das 14h30, haverá oficinas no Sesc Bauru, na Av. Aureliano Cardia, 6-71.

A Escola da Ponte possui um método de ensino inovador. Não existe divisão de alunos por séries e Pessoas com Deficiência (PCDs) coexistem integralmente com os demais estudantes. A biblioteca é o centro da escola e o objetivo é que os jovens compreendam o porquê de estudar.

Segundo a Rede Educa Bauru, uma iniciativa civil,o evento busca ampliar o debate sobre ações, necessidades e projetos desenvolvidos no município, para criar novas propostas na área educacional. O início desse encontro será a palestra "Novas Construções Sociais de Aprendizagem" do educador português. Essa também irá abordar a forma como a educação brasileira é realizada.

A organização também afirma que o foco dos debates será aproximar Bauru das práticas de uma "Cidade Educadora" e também de "Cidade das Crianças". Ambas ideias visam conectar pessoas e instituições. Além de utilizar a educação como ferramenta de transformação social para o desenvolvimento coletivo. Assim como, tornar o território um lugar mais humanizado para as crianças.

As oficinas, durante a tarde, são direcionadas para públicos diversos, com idades diferentes, e serão ministradas pelos membros da rede e entidades parceiras. Os temas envolvem dança, teatro, cordel, música e exibição de documentários locais.

O II Fórum Educa Bauru é uma realização da Unesp, Unisagrado, Sesc e Senac, com apoio do Conselho de mobilidade urbana, Cria Bauru, Instituto Florir, Intercity Hotel, MsTech, OSC Portas Abertas, Secretaria de educação, Sebes e WiseMadness.

Comentários

Comentários