CULTURA

Bauru recebe exposição sobre os 100 anos da 1ª lei previdenciária

Por |
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
O Fórum Trabalhista de Bauru fica no Jardim Cruzeiro do Sul
O Fórum Trabalhista de Bauru fica no Jardim Cruzeiro do Sul

Os 100 anos da Lei Eloy Chaves, considerada a primeira lei de previdência social do Brasil, balizam uma exposição itinerante que chega a Bauru a partir da próxima segunda-feira (26). A mostra, que pode ser conferida no Fórum Trabalhista da cidade, estará disponível ao público até 13 de setembro, em dias úteis, das 12h às 18h, na rua Antônio Cintra Júnior, 3-11, Jardim Cruzeiro do Sul. A entrada é gratuita.

Inaugurada em junho do ano passado no Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, a exposição foi criada para destacar a importância dos ferroviários como precursores da previdência social no Brasil e como agentes de conquistas trabalhistas que moldaram a história do País e da própria Justiça do Trabalho.

A mostra "Lei Eloy Chaves sob a ótica dos processos dos ferroviários do acervo do TRT-15" reúne um acervo histórico que inclui dois painéis fotográficos e um vídeo com histórias orais de ferroviários aposentados. É inspirada em processos emblemáticos do TRT-15 que tratam da estabilidade decenal, assistência médica, e aposentadoria por invalidez - direitos conquistados com a aprovação da lei em 1923.

Desde outubro de 2023, o trabalho tornou-se itinerante com o objetivo de ampliar seu alcance e promover o acesso à cultura e à informação, levando esse patrimônio histórico a diversas localidades da jurisdição do TRT-15.

Comentários

Comentários