CENA URBANA

Florada branca fecha temporada de Ipês e chapéu-de-sol faz tapete

Por Isabela Holl | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Isabela Holl
Ipês embranquecem a paisagem de Bauru neste mês de agosto
Ipês embranquecem a paisagem de Bauru neste mês de agosto

O final da temporada dos ipês permeia a paisagem com flores claras de caule amarelado. Esse momento é chamado de "florada branca" e está embelezando a cena urbana de Bauru neste mês de agosto. Juntamente com os ipês, as árvores chapéu-de-sol bronzeiam as calçadas da cidade. Ambos os fenômenos, entretanto, também têm sido afetados pelas mudanças climáticas.

O período convencional da florada branca é entre setembro e outubro. O diretor do Jardim Botânico de Bauru Luiz Carlos de Almeida Neto explicou ao JC que as altas temperaturas podem afetar a espécie, alteração que pode indicar também uma ameaça para esse tipo de árvore, relata Luiz Carlos.

Algo semelhante acontece com os chapéu-de-sol. Neste ano, a umidade está mais baixa que o normal, explicou ao JC o professor aposentado de ecologia Osmar Cavassan. Como essas árvores perdem as folhas nos períodos secos, esse processo se intensifica.

As folhas cor de bronze praticamente esconderam a rua e a calçada na rua Azarias Leite, próximo ao plantão policial e Câmara Municipal, no Centro da cidade, por exemplo.

O professor indica que em caso de chuvas há risco de os pedestres caírem porque a folhagem deixa o chão escorregadio. Bueiros e galerias também podem entupir devido ao acúmulo de folhas.

Comentários

Comentários