MONITORAMENTO

Bauru: Saúde visita casas no sábado para ver vacinas de crianças

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Alesp/Divulgação
Secretaria de Saúde solicita que os pais ou responsáveis tenham a carteira de vacinação das crianças em mãos para agilizar o atendimento
Secretaria de Saúde solicita que os pais ou responsáveis tenham a carteira de vacinação das crianças em mãos para agilizar o atendimento

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (17) monitoramento estratégico de vacinação, com visitas casa a casa, para avaliação da situação vacinal de crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos, com foco nas vacinas da poliomielite e sarampo. A ação ocorrerá das 8h às 16h, em todas as regiões do município, inclusive no Distrito de Tibiriçá.

Equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) farão visitas domiciliares para verificação da caderneta de vacinação e aplicação de vacinas contra a poliomielite e sarampo nas crianças que estiverem com atraso vacinal.

A pasta solicita que os pais ou responsáveis tenham a carteira de vacinação das crianças em mãos para agilizar o atendimento. Importante ressaltar que as equipes estarão uniformizadas e portando crachás de identificação da Prefeitura de Bauru. As equipes de estratégia da família estarão com crachás da Sorri.

O Monitoramento das Estratégias de Vacinação é uma ação do Ministério da Saúde para avaliar as estratégias de vacinação contra a poliomielite e o sarampo em todo o país, com o objetivo de melhorar a cobertura vacinal.

Ela é desenvolvida através de visita domiciliar com verificação das cadernetas do público-alvo e vacinação das crianças, considerando o esquema primário para poliomielite e a primeira e a segunda doses da vacinação contra o sarampo.

A ação possibilitará identificar áreas onde há concentração de não vacinados. Os resultados auxiliarão na avaliação do risco de exposição da população às duas doenças imunopreveníveis, permitindo mapear as áreas com bolsões de pessoas suscetíveis pela não vacinação visando à implementação de ações corretivas para elevar as coberturas vacinais nessas áreas.

Comentários

Comentários