APRESENTAÇÃO

Bauru Jazz Festival terá show 'Raízes Brasileiras' nessa quarta


| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Adriano Martins, Paulo Maia, Matheus Maia e Rodrigo Digão Braz
Adriano Martins, Paulo Maia, Matheus Maia e Rodrigo Digão Braz

Nesta quarta-feira (14), às 20h, o Bauru Jazz Festival 2024 recebe o show "Raízes Brasileiras", o mais recente lançamento do pianista, acordeonista e compositor Paulo Maia. Um álbum que celebra a música instrumental do Brasil, combinando ritmos e melodias de diversas influências. Uma mistura de choro, jazz e samba com sons nordestinos, embalados em arranjos de grande modernidade harmônica, criando uma sonoridade incrível. E para abrilhantar a noite, o gaitista Gabriel Grossi se junta ao grupo para essa apresentação gratuita.

O músico destaca que esse álbum exprime de modo muito particular as influências que recebeu de músicos como Hermeto Pascoal e Dominguinhos. "Foram eles que me permitiram ter mais liberdade criativa e improvisação. Além da doçura articulada com os ritmos brasileiros. E nessa nova obra é possível ouvir um pouco de cada um deles", diz Maia.

Para a gravação do álbum juntaram-se ao pianista os músicos Rodrigo Digão Braz (bateria), Adriano Martins (contrabaixo) e Matheus Maia (saxofone). E para abrilhantar esse time um convidado muito especial, Gabriel Grossi, considerado um dos melhores gaitistas do mundo e um dos instrumentistas e compositores mais talentosos e importantes da música instrumental brasileira.

A obra é composta por 10 músicas instrumentais autorais de Paulo Maia, entre elas, as canções "Raízes Brasileiras", "Parceria", "Samba pro Matheus", "Pro Arismar", "Suitão pro Campeão" e outras. O pianista está percorrendo o Estado de São Paulo com seu novo show. O álbum foi financiado pelo Proac (Programa de Ação Cultural) 14/2023.

Paulo Maia

Pianista formado no Conservatório de Tatuí, com 25 anos de carreira, Paulo Maia tem acumulado feitos espetaculares no campo da música. Já tocou com grandes músicos como Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo, Danilo Caymmi, Carlos Malta, Luiz Bueno, entre outros. Em 2021, ficou entre os dez melhores pianistas do Estado de São Paulo, premiado no concurso "Guiomar Novaes". Além disso, é o músico que mais gravou a obra de Hermeto Pascoal.

Paulo Maia é um artista de características peculiares e seus sons articulam de modo muito especial a cultura dos quatro cantos do Brasil. Suas composições tem a essência que vem do interior paulista, e ao mesmo tempo expressam vertentes da música universal. Esse álbum exprime de modo muito particular as influências que recebeu de músicos como Hermeto Pascoal e Dominguinhos.

Serviço

O show do álbum "Raízes Brasileiras", do pianista Paulo Maia, no Bauru Jazz Festival 2024, será nesta quarta-feira (14/08), às 20h, no Sesc. Entrada gratuita.

Comentários

Comentários