COLUNISTA

08 de agosto: Dia Internacional do Gato

Por Mariana Fraga Zwicker |
| Tempo de leitura: 3 min
Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) e da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru)

A Coluna Animal dessa semana comemora uma data muito especial, o dia Internacional do Gato, data essa muito importante para nos lembrar o quanto esses pets são especiais e os cuidados básicos que eles devem ter, cuidados específicos, já que possuem natureza e necessidades próprias. O veterinário Gabriel Lima, da Clínica Canis Plan, passou uma série de orientações de como deve ser o manejo desses animais, em especial para os gatos que vivem dentro de casa ou apartamento. Observando esses cuidados, cuidando da saúde física do seu felino, você estará promovendo o bem-estar animal dele, fazendo com que ele se sinta mais próximo possível de seu habitat natural.

Começando pela alimentação, as rações de boa qualidade de preferência super. Premium sugerem um bom funcionamento do trato digestório bem como problemas básicos como bola de pelo, lembrando que ficar apenas dando ração seca é um grande problema para ser isso sendo que eles necessitam de água na sua alimentação tendo a obrigação de uma vez ou duas vezes por mês substituir alimentação seca por úmida  para evitar ressecamento ou problema grave de compactação de fezes que denominamos fecaloma. Se não corrigidos rapidamente isso pode ser agravar sendo necessário até cirurgia para retirada nessa compactação de fezes em muitos dos casos. Evite rações baratas pois a qualidade da carne é inferior e ela vai ser carregada de corantes aromatizantes o que pode provocar cálculos e outros problemas de nutrição também.

Outra coisa que o médico veterinário orienta é tomar muito cuidado em  relação a água oferecida ao gato que deve ser filtrada ou mineral, jamais deve-se usar água de torneira pois essa água é contaminada com  bactérias e coliformes fecais  tendo a necessidade de ser adicionada uma quantidade muito grande de cloro para que essa substância seja neutralizadas fazendo com que a água da torneira seja imprópria para consumo tanto de humanos como para animais no caso do felinos ocasionando cálculos e pedra nos rins, não sendo assim aconselhado o seu uso constante. Apenas em situações extremas de emergência que essa água pode ser usada desde que seja passado por um processo de purificação através de um filtro de barro simples ou um filtro de parede desde que tenha um bom funcionamento para eliminar essa substância.

Quanto a vermifugação desses animais elas devem ser feitas com frequência, a cada 4 meses pelo tutor ou veterinário, ou quando eles apresentam fezes diferentes da normal sendo observados a olho nu sangramento nas fezes ou muco presente nas fezes bem como sangue vivo são sinais que devemos observar sempre que possível. E a vacinação deve ser feita por médico veterinário somente, com vacinas v4 e anti-rábica.

Quanto a parte de entretenimento dos gatos, os arranhadores ou objetos que eles possam usar em momentos de estresse ajuda bastante a reduzir o excesso de energia acumulada durante o dia. Plataformas elevadas e estantes adaptadas para escalada gradativa nas paredes permitem um ambiente mais aconchegante e confiável por felinos, tendo em vista que eles adoram estar cuidando das coisas tendo uma visão do alto isso na natureza representa proteção da família fazendo com que ele observa todo o ambiente no qual ele está responsável por cuidar.

Os felinos necessitam de caixas de areia e elas devem ser posicionadas em locais estratégicos longe do local de comida pois os gatos dividem bem essa parte, de um lado a comida de outro lado os excrementos. Não coloca-las próximas dos locais de alimentação pois esses pets são extremamente limpos. Eles são tão limpos e exigentes que quando sua caixa de areia chegou ao limite eles irão procurar algum local de preferência cama ou sofá para chamar atenção de não fazer urinar e defecar, mostrando para você que eles estão sem o banheirinho deles, tipo como se fosse uma birra para o dono se revoltando e mostrando que o lugar dele tem que ser respeitado. Como não se apaixonar por um felino? Eles são demais, lindos, engraçados, engraçados e extremamente higiênicos. Gato é tudo de bom!

Comentários

Comentários