
A aldeia Ekeruá, na Terra Indígena de Araribá, em Avaí (39 quilômetros de Bauru), inaugura nesta terça-feira (6), às 9h, laboratório provisório de informática instalado a partir de doações e mediações de entidades e empresas parceiras de Bauru. Durante a cerimônia, no Centro Comunitário, que contará com participação dos apoiadores, a aldeia Ekeruá também receberá livros infantis para acervo da biblioteca e camisetas para monitores e professores de um projeto de visitação do local.
De acordo com o educador indígena David Henrique Pereira da Silva, o David Terena, o evento também irá celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado no dia 9 de agosto. Na programação, estão oração do Pai Nosso na língua indígena Terena, benção da pajé Ingracia Mendes, apresentações de danças das mulheres e meninos e plantio de árvores.
O educador conta que o projeto do laboratório de informática começou a ser idealizado a partir da oferta, pelo Senai de Bauru, de dois cursos, de Photoshop e de Word, PowerPoint e Excel, para 16 jovens da aldeia.
"Depois, o diretor do Senai, Ademir Redondo, fez uma mediação Junto à Paschoalotto (Serviços Financeiros) verificando se haveria a possibilidade de uma doação de computadores", explica David.
O pedido foi atendido e a empresa de Bauru doou à Ekeruá dez computadores, impressora e cadeiras, ajudando a transformar em realidade o sonho da sala de informática na aldeia. Além da inauguração do laboratório, a comunidade receberá 200 livros infantis doados pela Tilibra e camisetas do projeto de visitação Kalivónó kómóhiti, patrocinado pela Unimed.
A solenidade reunirá autoridades da aldeia Ekeruá e representantes da Prefeitura de Avaí, Paschoalotto, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Bauru, Tilibra, Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) Seccional Bauru, Unimed Bauru, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste (Arpinsudeste), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Jardim Botânico de Bauru, entre outros apoiadores e parceiros.