
Se você é do tipo que rói as unhas, então, é melhor abandonar logo esse hábito. Isso porque o comportamento, conhecido como onicofagia, traz riscos para a saúde, segundo o jornal La Nacion.
"Este hábito danifica as próprias unhas, mas também afeta os dentes, a saúde digestiva, a respiração e até mesmo a nossa mente", afirma a dermatologista Lourdes Navarro Campoamor, da Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia (AEDV).
Um dos perigos para a saúde é que roer as unhas pode causar danos nos dedos que facilitam a entrada de bactérias e fungos, aumentando o risco de infecções.
Além disso, ao roer as unhas, ingerimos bactérias, fungos e impurezas que podem afetar a saúde digestiva.
O hábito pode ainda danificar os dentes, desgastá-los e alterar sua posição.
Há a possibilidade também de o comportamento trazer problemas respiratórios. Isso porque as bactérias presentes nas unhas podem atingir o sistema respiratório, aumentando o risco de infecções como amigdalite ou faringite.
A onicofagia pode ser um mecanismo de resposta a situações de ansiedade e estresse, o que pode perpetuar o desconforto psicológico. E tem sido associada a transtornos de ansiedade ou transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), sendo recomendável consultar um profissional.