CULTURA

Dia Mundial do Rock: hoje tem shows no Vitória Régia, em Bauru

Por |
| Tempo de leitura: 3 min

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Cultura, realiza neste sábado (13) a primeira edição do Projeto Vitória Rock 2024. A edição será especial, em comemoração ao Dia Mundial do Rock, com apresentações das bandas Blues Power, The Licks e Cavalo Morto, a partir das 19h, no anfiteatro do Parque Vitória Régia, com entrada gratuita. As bandas foram selecionadas pelo edital 'Cultura em Ação', da Secretaria de Cultura.

O Projeto Vitória Rock teve início em 2.000, quando integrantes do grupo Mr. Soul realizaram, com o apoio da Secretaria de Cultura, a primeira edição do evento, que contou com a apresentação de quatro bandas de rock da cidade. Ao longo das últimas décadas, a proposta passou por uma série de reformulações, contou com apoios e correalizações diferentes até chegar no ano de 2023.

Desde o ano passado, a Secretaria de Cultura passou a atuar como realizadora do tradicional projeto. Uma mudança importante é que todas as bandas passaram a ser contratadas por meio de chamamento público. Neste ano, o Edital Cultura em Ação selecionou 16 grupos musicais de vertentes diversificadas do rock que irão se apresentar distribuídas em cinco edições, sempre no Parque Vitória Régia.

Para celebrar em grande estilo, a primeira edição do Projeto Vitória Rock 2024 acontece no dia 13 de julho, quando é comemorado o Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985. A celebração é uma referência a um desejo expressado por Phil Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o 'Dia mundial do Rock'.

O evento também ficou conhecido por contar com grandes artistas do gênero, como Queen, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, U2, Kiss, entre outros. Apesar de se chamar 'Dia Mundial do Rock', a data só é celebrada no País. Ela começou a ser comemorada em meados dos anos 1990, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao rock - 89 FM e 97 FM - começaram a mencionar a data em sua programação. A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país.

CAVALO MORTO

Celebrando mais de 30 anos de estrada, a banda toca hard rock e heavy metal e conquistou uma legião de fãs, primando por um repertório coeso, instigante e desafiador. Covers que exigem técnica e virtuosismo nunca faltaram no setlist, 'uma surra de rock', como costuma dizer o frontman Alan Breslau ao anunciar as apresentações do grupo. Poucos artistas da região alcançaram um nível tão alto de sintonia com o público. Atualmente é composta por Alan Breslau no vocal, Diego Beaujean na bateria, Rubinho Oliveira na guitarra e Edinho Oliveira no baixo.

THE LICKS

'The Licks Rolling Stones' é uma banda de Bauru dedicada à recriação autêntica dos clássicos dos Rolling Stones. Fundada em 2014, o grupo destaca-se pela busca da autenticidade e pela energia contagiante. Eles focam em um repertório diversificado e uso de réplicas de instrumentos para uma experiência aprimorada, garantindo que o espírito do rock 'n' roll mais puro esteja vivo em cada apresentação. A banda tem como integrantes David Calleja no vocal e gaita, Ricardo Gasparini e Bruno Bolsoni na guitarra, Sandro Torres no baixo, e Vitório Haddad na bateria.

BLUES POWER

Formada em Pederneiras, em julho de 2017, a banda tem o intuito de levar a todos um pouco de história e da paixão pelo blues de forma musical e traz influências de artistas como: B.B. King, Eric Clapton, Jimi Hendrix, Freddie King, Stevie Ray Vaughan, Gary Moore, Celso Blues Boy, entre outras lendas do blues. Ao longo do tempo, a Blues Power foi conquistando o seu público, fazendo cantarem juntos ao som de 'Sweet Home Chicago'. Atualmente a banda conta com Rafael Bighetti na guitarra a e vocal, Michel Magalhães na bateria e Rubens Camargo no baixo.

Cavalo Morto
Cavalo Morto
The Licks Rolling Stones
The Licks Rolling Stones
Blues Power
Blues Power

Comentários

Comentários