ELEIÇÕES EM BAURU

PDT chega a consenso e lançará Xaides como candidato a prefeito

Por André Fleury Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Isabele Scavassa/JC Imagens
O professor José Xaides, pré-candidato a prefeito pelo PDT
O professor José Xaides, pré-candidato a prefeito pelo PDT

O arquiteto, urbanista e professor universitário José Xaides avançou no acordo com o PDT, sigla cuja presidência topou assumir, e deve ser oficialmente o candidato a prefeito da legenda. A expectativa é de que a professora Ana Daibem assuma a vice-candidatura na chapa.

A já quase certa definição em torno do nome de Xaides foi deliberada em reunião do PDT realizada na noite desta terça-feira (2).

O encontro serviu também para acalmar o acirramento interno que a legenda vinha enfrentando frente às dúvidas sobre o nome para disputar a majoritária.

Pedetistas defendem o lançamento de uma "chapa pura" à disputa eleitoral - com candidato a prefeito e vice do PDT -, mas também não descartam eventuais composições a depender do cenário das próximas semanas.

A reunião desta terça também definiu a nova diretoria da comissão provisória do partido, que passa agora a ser presidido por Xaides. O convite ao professor para que assumisse o PDT partiu do ex-dirigente André Neves, como antecipou o JC na semana passada.

O professor não havia aceitado de imediato e afirmou na ocasião que avaliaria a medida com o diretório nacional da legenda - "sou um soldado", disse -, o que significa também, em termos práticos, que a candidatura de Xaides recebeu aval superior, em Brasília.

O partido vinha costurando apoio até há pouco tempo ao nome de Chiara Ranieri (União Brasil), também pré-candidata a prefeita, mas a medida enfrentou resistência entre pedestistas - que defenderam ou nome próprio para as eleições ou uma composição mais à esquerda.

As conversas, de qualquer forma, continuam. O PSDB de Caio Coube retomou as tratativas nesta quarta-feira (3) para aproximar o PDT do União Brasil. Mas a legenda de Xaides avisou ao tucano que há uma condição neste caso: a indicação da vice-candidatura.

Comentários

Comentários