DIGITALIZAÇÃO

Bauru contará com acervo de memórias do Carnaval

Por Guilherme Matos | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Memórias do Carnaval de Bauru
Carnaval em Bauru
Carnaval em Bauru

Com o objetivo de difundir a história da festa de Momo local, será lançado neste sábado (29), a partir das 15h, no Centro Cultural Tobias Terceiro, o "Memórias do Carnaval de Bauru". Com a iniciativa, patrocinada pelo Governo Federal, por meio do edital da Lei Paulo Gustavo de Digitalização de Acervo, será possível conhecer os festejos passados via plataforma aberta, gratuita e com acessibilidade.

No lançamento, haverá também uma exposição de fotos e vídeos, além da apresentação da bateria da Escola de Samba Estação Primeiro de Agosto. Sara Belasco, responsável técnica do projeto, explica que a proposta representa uma valorização histórica do rico Carnaval bauruense. "É uma festa muito tradicional da cidade, mas que acaba esquecida. O projeto é uma tentativa de resgatá-la", afirma.

O acervo inclui imagens em vídeos e fotos, que foram restaurados. De acordo com Sara, a plataforma gratuita será uma espécie de cinemateca. Os arquivos são originados de fitas VHS, DVDs e CDs contendo gravações de coberturas dos desfiles, sambas de época e entrevistas com figuras importantes do Carnaval do Interior paulista. O material foi cedido por Tobias Ferreira Gomes Filho, o "Tuba Ferreira", comunicador da rádio e da televisão, criador do programa "Casa de Bamba" que aquecia a cidade para o Carnaval.

Coordenador do projeto e diretor do Centro Cultural homônimo, Tobias Terceiro é filho de Tuba e contava com o acervo físico em casa. Ele aproveitou a oportunidade oferecida pelo edital da Lei Paulo Gustavo para financiar a digitalização. "São cerca de 100 anos de acervo. São 18 horas de registros audiovisuais, a partir da década de 70. É um trabalho extremamente necessário, porque não temos outras iniciativas na cidade que atuem neste sentido. A digitalização resgata essas histórias de nossa manifestação popular. Os registros vão permitir, inclusive, um estudo da história do Carnaval", afirma.

SERVIÇO

O Centro Cultural Tobias Terceiro Pedro Fernandes, 9-05, Jardim Ferraz. O evento começa às 19h.

Comentários

Comentários