COLUNISTA

Programa de castração da Agrosolo em parceria com OAB Bauru

Por Mariana Fraga Zwicker |
| Tempo de leitura: 2 min
Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru) e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA)

A Coluna Animal dessa semana vai trazer, novamente, números surpreendentes nunca antes visto na cidade de Bauru. A Agrosolo em parceria com a Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru ultrapassou mais de mil castrações de cães e gatos de animais da população de baixa renda e animais encontrados em situação de rua desde 2021.

A Agrosolo em parceria com a Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru, percebendo que nossa cidade está com uma superpopulação de cães e gatos nas comunidades e periferias, tem realizado um programa continuo de castração de cães e gatos, machos e fêmeas como forma de controle da superpopulação e consequentemente de zoonoses, porque uma vez castrados os animais param de se reproduzir e também de transmitir zoonoses. Em se tratando de animais sem tutores ou tutoresde baixa renda, os animais que nascem nesses locais não são tratados da forma correta com protocolos de vermífugação e vacinação nos primeiros dias de vida. Também não passam por consultas veterinárias, sendo assim, facilmente adoecem, vem a óbito ou transmitem as doenças para outros animais. Os animais da população em situação de baixa renda quando se reproduzem geram filhotes fracos desnutridos e com pouca chance de sobrevivência, daí a importância da castração para evitar sofrimento de ninhadas e mais ninhadas de cães e gatos que provavelmente ficariam à mercê da própria sorte.

A Prefeitura Municipal de Bauru deveria ter programas contínuos de castração dos animais da população em situação de baixa renda, conforme prevê o artigo 11 da lei estadual 11.977/06: "os municípios do estado devem manter programas permanente de controle de zoonoses, através da vacinação e controle de reprodução de cães e gatos, ambos acompanhados de ações educativas para propriedade ou guarda responsável. "Infelizmente o programa de castração de animais da população de baixa renda da prefeitura de Bauru é um fracasso, com várias interrupções e números de animais castrados muito abaixo do esperado.

Nesse programa de castração os “amigos de patas" até agora tivemos 1033 animais castrados, sendo 539 felinos e 494 caninos. Um recorde nunca visto antes na cidade de Bauru. Ou seja, mais de mil animais que deixaram de se reproduzir na cidade de Bauru. Foi realizado um investimento de mais de R$ 130. 775,23 reais até agora. Nosso agradecimento a Agrosolo pela parceria com a Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru, que sem essa parceria, esse sonho de ver esses animais castrados não teria sido realizado.

.

Comentários

Comentários