Bauru vai sediar nesta sexta-feira (28) a 1ª Oficina Regional de Gestão do Risco Sanitário. O evento acontece das 8h às 17h, no Auditório João Paulo II do Unisagrado, no segundo andar do Bloco J, na Rua Irmã Arminda, 10-50, no Jardim Brasil.
A 1ª Oficina Regional de Gestão do Risco Sanitário é uma realização do Grupo de Vigilância Sanitária XV - Bauru em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias de Bauru, Jaú e Lins. O evento tem como objetivo estimular a discussão sobre o atual papel da Vigilância Sanitária, proporcionando um debate para a compreensão e consolidação de conceitos sobre risco e gestão do risco sanitário. O encontro também visa promover o fortalecimento das capacidades das equipes estaduais e municipais no desempenho de suas funções, enfatizando as medidas preventivas, bem como integrá-las ao contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o evento, palestrantes abordarão temas como o risco sanitário e gerenciamento de riscos, fundamentos da Política Nacional de Vigilância em Saúde, os desafios e perspectivas da Vigilância Sanitária no fortalecimento do SUS e o poder de polícia administrativa sanitária. Também ocorrerá uma oficina para compartilhamento de experiências dos municípios sobre a gestão do risco sanitário.
Para a diretora da Divisão de Vigilância Sanitária de Bauru, Natália Pavani, o município tem papel estratégico na logística para sediar a Oficina. "Bauru sediará um evento regional para 38 municípios. Pensamos com as autoridades de Lins e Jaú, em um encontro produtivo para fortalecer a atuação dos órgãos de Vigilância Sanitária em nível regional, bem como a atualização e harmonização dos procedimentos", lembra.