CULTURA

Festival do Fuzuê Odara: mais de 30 apresentações

Por |
| Tempo de leitura: 2 min

Entre este sábado e o próximo domingo, dia 22 a 30 de junho, o coletivo Fuzuê 014 realiza o festival gratuito de arte e cultura LGBTQIAPN em Bauru. No clima de festa junina, o "arraiá" do Fuzuê 014 reúne apresentações artísticas, performances, oficinas de formação e feira de economia criativa nos sete dias de programação, em diversos locais da cidade. A programação, que é composta exclusivamente por artistas e profissionais LGBTQIAPN , conta com três oficinas, duas rodas de conversa e 16 apresentações artísticas.

Para o encerramento no domingo (30), o festival promove show gratuito do artista Gabeu, percursor do sertanejo LGBTQIAPN , no Une Balada. Ao todo, serão 38 artistas das cidades de Bauru, São Paulo e Botucatu. Toda a programação é gratuita. Tiago Rosa, diretor artístico do Fuzuê 014, ressalta a importância da "convergência" entre artistas de diferentes cidades. "Nesta edição, buscamos reunir artistas que colocam a diversidade no centro de seus trabalhos e produzem cultura a partir de suas vivências, seja aqui ou em suas cidades", declara.

Homenagem

Esthefânia Roberta Oliveira, conhecida como Tetê Oliveira, foi uma mulher negra e militante fundamental na luta pelos direitos das pessoas LGBTQIAPN , PCDs, marginalizadas e periféricas em Bauru. Falecida em dezembro de 2023, em decorrência da doença de Lúpus, Tetê será a homenageada deste ano do festival. Neste sábado (22), um vídeo sobre ela, produzido pelo coletivo FMC Comunica, será exibido a partir das 19h, no Sarau Sem Lei. "Tetê sempre esteve muito presente na construção da militância LGBTQIAPN em Bauru, e sempre foi muito ativa nos movimentos culturais e artísticos. Decidimos homenageá-la porque ela representa toda a luta, o afeto e a coragem que queremos propagar com o festival", declara Carol Guerra, produtora executiva do coletivo.

O evento é realizado em parceria com a Sociedade Amigos da Cultura (SAC), Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo e com patrocínio do Programa de Ação Cultural de São Paulo (PROAC-SP).

Comentários

Comentários