Envelhecer com equilíbrio é mais do que apenas uma questão de anos. Hoje, estamos com 75,5 anos em média e a tendência é que ela aumente. Mas queremos envelhecer bem: com disposição para nossas atividades, cabeça boa, com mente afiada e autoestima em dia, não é? Por isso, sempre é tempo de adotar um estilo de vida que promova saúde, vitalidade e bem-estar em nossa vida. Uma pequena mudança de hábito já faz a maior diferença, seja largar o cigarro ou fazer um pouco de atividade física. Então, nesta coluna, vou explorar algumas práticas essenciais para envelhecer com equilíbrio, desde hábitos saudáveis até cuidados com a pele.
Bons hábitos em primeiro lugar
O primeiro passo para envelhecer com equilíbrio é cultivar bons hábitos. Isso inclui evitar fumar e moderar o consumo de álcool, pois esses hábitos podem ter um impacto significativo na saúde ao longo do tempo. O cigarro, comprovadamente, aumenta a chance de desenvolver câncer, como o de pulmão e o de boca. O excesso de álcool causa diversas doenças e ainda enche nosso corpo de radicais livres, que nos fazem envelhecer precocemente. Maneirar no álcool é uma atitude sábia, assim como largar o cigarro.
Pratique atividade física
Manter-se ativo é fundamental para um envelhecimento saudável. Recomenda-se pelo menos 40 minutos de atividade física moderada, como caminhadas, natação ou ciclismo, pelo menos três vezes por semana. Além disso, exercícios como pilates e musculação ajudam a fortalecer os músculos e manter a flexibilidade - o que vai fazer toda a diferença na velhice para hábitos simples, como se abaixar para amarrar um sapato.
Habitue-se aos check-up médico
Não subestime a importância de check-ups médicos regulares. Exames de sangue e visitas ao dermatologista, oftalmo, clínico geral e demais especialidades são essenciais para monitorar a saúde geral e detectar precocemente quaisquer problemas. Os exames ainda mostram se você precisa reduzir o consumo de gordura, açúcar e até entender quando é o caso de fazer reposição hormonal.
Faça uma dieta saudável
Ter uma dieta equilibrada é a base para um envelhecimento saudável. Reduza o consumo de alimentos ricos em sódio e açúcar, optando por refeições preparadas em casa com ingredientes frescos e nutritivos. Dá mais trabalho fazer em casa? Dá. Mas você pode tirar um dia da semana para fazer tudo e deixar congelado. Assim, deixa a vida mais prática. Além disso, tenha muitas frutas e biscoitos integrais em casa, porque, na hora da fome, você pode recorrer a eles. O consumo de derivados do leite, como queijos e iogurte, ajudam a prevenir osteoporose, não se esqueça.
Hidrate-se
Manter-se a hidratação é crucial. Beba bastante água ao longo do dia para garantir o bom funcionamento do corpo e da pele. Além da água, chás naturais, como chá verde, camomila, erva-doce também são muito indicados.
Estimule seu cérebro
Atividades como leitura, quebra-cabeças e jogos mentais são ótimas maneiras de estimular o cérebro e manter a mente afiada. Você pode criar o hábito de ler meia hora por dia antes de dormir e resolver palavras-cruzadas nos fins de semana, que tal?
Tenha sua rotina de autocuidado
Reserve tempo para cuidar de si mesmo. Isso pode incluir práticas como meditação, ioga ou simplesmente momentos de relaxamento para reduzir o estresse e promover o bem-estar emocional.
Cuide bem da sua pele
A pele é um reflexo da nossa saúde interna. Use filtro solar diariamente para proteger a pele dos danos causados pelo sol. Além disso, considere procedimentos estéticos adequados à sua idade e tipo de pele para manter uma aparência saudável e radiante. O uso de antioxidante e hidratante também ajuda a proteger sua pele. Aproveite as idas ao dermatologista para pedir indicações de produtos próprios à sua pele. Envelhecer com equilíbrio não se trata apenas de viver mais, mas de viver melhor.
Ao adotar essas práticas em sua rotina diária, você estará investindo no seu bem-estar e qualidade de vida a longo prazo.