O inverno vai chegar exatamente no dia 20 de junho, mas frio não é motivo para ficar em casa, certo?
Por isso, separamos algumas opções de lugares para aproveitar o clima ameno em alto estilo! São destinos próximos e fáceis de chegar via transporte rodoviário.
1. Iporanga (304 km de SP)
Às margens do Rio Ribeira de Iguape e da foz do Ribeirão Iporanga, o município de Iporanga, que em tupi ignifica "água bonita", integra a Região Turística Cavernas da Mata Atlântica e oferece pousadas para todos os perfis de turistas, incluindo famílias, casais e grupos de viajantes. Trata-se de um destino turístico privilegiado, porque é cercado por unidades de conservação, dentre as quais se destacam o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar) e o Parque Estadual Caverna do Diabo. O Turismo de Aventura e o Ecoturismo são as marcas desta cidade, que é conhecida como "Capital das Cavernas", pela grande incidência de cavernas calcárias na área do município. Atrativos imperdíveis: explore - se puder - as cerca de 360 cavernas catalogadas. É um dos locais mais perfeitos e procurados para a prática de esportes de aventura com espeleo, rapel, bóia cross, cascading e bicicleta. Também de algumas atividades voltadas à educação ambiental, fotografia e observação da natureza.
2. Campos do Jordão (170 km de SP)
É uma das mais famosas opções para o frio. Com um clima ameno e ambiente descontraído, Campos do Jordão conta com ótimas opções gastronômicas e uma programação familiar. A Cidade também atrair por seus museus, como o Felícia Leirner e parques com atividades ao ar livre como o Capivari e o Horto Florestal. Parque Estadual de Campos do Jordão (PECJ), uma unidade de preservação ambiental situada na Serra da Mantiqueira; Vila Capivari, bairro temático com inspiração europeia, e Morro do Elefante que está a 1.800 metros de altitude e oferece vista panorâmica da região.
3. Serra Negra (152 km de SP)
Essa é também uma das alternativas mais queridinhas para quem gosta de montanhas, com mirantes, fontes de água e clima frio. A cidade possui ótimas opções de pousadas para relaxar e é reconhecida como um ótimo lugar para comprar roupas de inverno. réplica da Fontana di Trevi, o mais novo ponto turístico no interior de São Paulo. O monumento, homônimo de um dos pontos turísticos mais famosos de Roma, capital da Itália, foi inaugurado em maio do ano passado e é uma homenagem à cultura da cidade, influenciada pela imigração italiana.
4. Embu das Artes (30 km de SP)
Você disse compras? Se esse ponto chamou sua atenção para Serra Negra, talvez Embu seja o seu lugar! Você vai voltar com uma lembrancinha se visitar a Feira de Artesanato que acontece todo domingo. A cidade é muito procurada para compras e tem muitas lojas e ateliês, mas também conta com muitas atrações culturais, arquitetônicas e gastronômicas que valem a pena, como a Viela das Lavadeiras, o Parque Lago Francisco Rizzo e o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas.
5. Paranapiacaba (48 km de SP)
Que tal um "bate e volta" para um passeio de trem? Paranapiacaba é uma pequena cidade turística criada por imigrantes ingleses que vieram ao país para construir as ferrovias do estado de São Paulo. Com uma arquitetura única e boas opções gastronômicas, a cidade respira os tempos dos barões de café.
6. Socorro (130 km de SP))
A cidade faz parte do Circuito das Águas Paulista e é perfeita para quem gosta de aventuras. Com foco no ecoturismo, a cidade possui diversas opções de trilhas, raftings, cachoeiras, circuitos de arvorismo e passeios a cavalo e quadriciclo. Além disso, a cidade tem ótimas opções de restaurantes e lojas de artesanato em seu centro histórico. A nossa dica é visitar a Gruta do Anjo!
7. Boituva (116 km de SP)
Conhecida por oferecer opções de balonismo e paraquedismo, Boituva é uma opção interessante para quem procura uma experiência diferente e emocionante. Para curtir toda a cidade, vale a pena conhecer também o Museu Tropeiro e o Parque Egídio Labronici.
8. Pedra Bela (120 km de SP)
Com menos de 10 mil habitantes, o município de Pedra Bela é opção para quem quer curtir bem próximo da natureza. São diversas opções de cachoeira, como a Boca da Mata e a Antônio Souza, além de outras opções na montanha que envolvem escalada e uma tirolesa de 2km de extensão. Vale a pena visitar também o santuário de Nossa Senhora Aparecida e o templo budista Zengetsuzan Taikanji.
9. São Roque (65 km de SP)
Esse é um destino muito escolhido por casais e amantes do vinho. O principal atrativo da cidade é a Estrada ou Rota do Vinho, que conta com restaurantes e passeios em vinícolas e adegas, em ambientes descontraídos. conheça o Morro do Cruzeiro. No local, estão instaladas uma Cruz e a imagem do padroeiro da cidade, São Roque; Casa Grande e Capela de Santo Antônio; Mata da Câmara, maior reserva ecológica da região, e o Museu Cine Dom José, com acervo de mais de três mil itens que contam a história do cinema em São Roque, no Brasil e no mundo.
10. Bananal (303 km de SP)
Conhecida pela aprazível hospitalidade, preserva em seus arredores atraentes fazendas históricas que ficam abertas para visitação. Algumas delas oferecem hospedagem com quartos mobiliados à época e cheios de glamour das antigas instalações. O destino é indicado para turistas que apreciam arte, história, aventura e contato com a natureza. Bananal fica à disposição com todos estes ingredientes, uma vez que teve seu momento de ostentação nos séculos XVIII e XIX com a produção de café. Atrativos imperdíveis: o turismo da cidade vai além das fazendas históricas. Alguns casarios da cidade são tão antigos quanto a cidade. Este destino é famoso também em função dos trabalhos em crochê, da produção de doces e cachaças e de bons restaurantes de cozinha caipira.