MODA

A importância da imagem no ambiente profissional

Por Fernanda Cavenaghi | 08/06/2024 | Tempo de leitura: 3 min

A primeira impressão é a que fica. Se você não concorda, saiba que essa constatação é resultado de estudos em comportamento humano que demonstram que a primeira leitura que uma pessoa tem da outra se baseia 55% em sua aparência e ações. Traduzindo isso para o ambiente corporativo, podemos dizer que a Imagem Pessoal dos profissionais gera um forte impacto na percepção que se tem sobre a empresa.

Atualmente, companhias com ambientes mais formais tem seu Dress Code, um guia para orientar sobre comportamento e vestuário.

Para acertar na escolha e se sentir bem, o melhor mesmo é optar por peças confortáveis e que tenham um toque da sua personalidade.

Além de respeitar seu estilo, você acrescenta um certo charme, que vai fazer a diferença. Com o suporte das técnicas da Consultoria de Imagem e Estilo fica simples identificar os níveis de formalidade do guarda-roupa profissional, quais os sabotadores de imagem e a postura profissional contemporânea. Vamos conversar mais sobre isso?

Para arrasar no trabalho

Escolher o "look nosso de cada dia" não é uma tarefa fácil, principalmente quando não temos as peças certas e adequadas.

Antes de se vestir para o trabalho, pergunte a si mesma qual é a imagem que você quer passar naquele determinado dia; com quais clientes você irá se encontrar/reunir e lembre-se se haverá reuniões importantes ou atendimentos mais casuais. Portanto, você precisará de conforto, elegância ou modernidade?

Na frente do espelho, comece sempre pela parte de baixo (calça ou saia). É ela que guiará seu look. Depois, escolha a parte de cima. Em seguida, a terceira peça (sempre que puder acrescentá-la em seu look de trabalho). E, por fim, aposte nos acessórios. Veja o "manual" que eu preparei com carinho sobre looks para o trabalho.

Terceira peça

O uso da chamada terceira peça pode fazer um verdadeiro milagre na sua produção, deixando-a muito mais moderna e criativa. Ela é peça fundamental em seu guarda-roupa, pois é capaz de fazer o seu visual muito mais interessante.

Pode ser um blazer combinado com um jeans escuro e uma "t-shirt cool", em uma sexta-feira casual, por exemplo.

Que tal um tricô por cima de uma camisa branca com uma calça em tom terroso? É ideal para uma terça-feira aconchegante.

Use um echarpe por cima de um pretinho básico com um cinto-faixa por cima para esticar uma noitada depois do trabalho, ou um maxi-colar combinado com uma blusa fluida e uma saia midi preta em uma "segundona brava".

Maquiagem

Quando usada de forma adequada, ela é considerada uma ferramenta para melhorar a aparência, subir na carreira, influenciar decisões na empresa e até aumentar a probabilidade de conseguir um emprego.

O que não pode faltar

no guarda-roupa

Blazer em tom neutro (azul

marinho, preto, branco ou

off white)

Calça alfaiataria preta

Camisa branca

Acessórios que criam focos

de atenção, como colares,

brincos e echarpes

Blusa fluída em tom neutro;

Calça jeans que vista bem

(se a empresa for formal,

não tem necessidade)

Cinto em tom neutro;

Sapato preto ou nude

Saia midi

Suéter em tom neutro e

decote V

Quer mais uma dica?

Aposte nesses itens, que além de adequados para o trabalho são extremamente versáteis! O blazer, por exemplo, será uma ótima pedida para um fim de semana, ao combiná-lo com um shorts jeans t-shirt cool tênis casual. Vamos experimentar? Aposto que você vai se surpreender!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.