SAÚDE E BELEZA

Como cuidar dos lábios: dicas para homens e mulheres

Por Daniela Hueb | 08/06/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Com o Dia dos Namorados chegando, a expectativa é de trocar alguns beijos, não é? Mas nada melhor do que estar com os lábios macios e super-hidratados. Isso vale tanto para eles quanto para elas.

A questão é que o tempo mais frio e sem chuva impacta bem a pele da boca, que é mais fininha e resseca facilmente. Para que você acerte nos cuidados, eu trago 6 tópicos essenciais. Vamos lá?

1. Faça uma esfoliação suave

Nos dias em que os lábios apresentam pele seca e descamação, a esfoliação acaba sendo uma aliada poderosa. Opte por esfoliantes labiais suaves, que ajudam a remover as células mortas e a promover a renovação da pele. Outra opção é fazer uma misturinha de mel com açúcar refinado e massagear suavemente. No entanto, é importante não exagerar nesse processo, realizando a esfoliação apenas quando necessário para evitar irritações. Vale fazer quando a boca estiver bem ressecada ou, caso esteja em dia, você pode usar essa técnica uma vez na semana.

2. Evite puxar as "pelinhas" ressecadas

A tentação de puxar as pelinhas secas com os dentes pode ser grande, mas resistir a esse impulso é fundamental para evitar ferimentos e machucados nos lábios. Quando você puxa a pelinha, pode inflamar a região e deixá-la bem sensível. Em vez disso, recorra a métodos suaves de esfoliação, como o que citei acima, e hidratação para promover a recuperação da pele de forma segura.

3. Hidrate sempre, mais de uma vez no dia

A hidratação é a chave para manter os lábios macios e protegidos. Utilize balms hidratantes ricos em ingredientes emolientes, como manteiga de karité e óleo de coco, e aplique-os com frequência ao longo do dia. Não se esqueça de intensificar a hidratação antes de dormir, aproveitando o período de descanso para uma ação mais profunda e reparadora. Existe uma porção de balms no mercado e você pode escolher sem cor (já que muitos homens ficam na dúvida sobre isso) ou com cor, para dar aquele tom de saúde na boca. O balm é bem-vindo antes mesmo de batons, principalmente os tipo matte.

4. Evite passar a língua nos lábios ressecados

Embora possa parecer uma solução temporária para aliviar o ressecamento, passar a língua nos lábios ressecados pode piorar a situação, levando a uma maior perda de umidade e irritação.

Opte por manter os lábios hidratados com produtos específicos em vez de recorrer a esse hábito prejudicial. Eu sugiro ter balms espalhados aí com você: um na bolsa, um na gaveta do trabalho, outro no banheiro etc.

5. Use protetor solar

Mesmo em dias frios, a exposição aos raios solares pode causar danos aos lábios. Na verdade, essa região é uma das primeiras a sentir o ressecamento do sol, por ser mais fina e sensível. Portanto, ao escolher um balm hidratante, dê preferência aos que contenham fator de proteção solar (FPS), garantindo assim uma proteção adicional contra os efeitos nocivos do sol.

6. Considere alguns tratamentos específicos

Para uma hidratação e revitalização mais intensa, considere fazer tratamentos específicos em sua rotina de cuidados com os lábios. O hidragloss, por exemplo, é uma excelente opção para proporcionar uma dose extra de hidratação e nutrição, deixando os lábios com uma aparência saudável e luminosa. Esse procedimento devolve o brilho aos lábios, melhora o contorno e ajuda a remover as células mortas, proporcionando uma aparência mais saudável e rejuvenescida. Além disso, o hidragloss é eficaz na hidratação de lábios ressecados, contribuindo para a sua revitalização. Outra opção é o preenchimento labial com ácido hialurônico, tratamento ideal para corrigir lábios assimétricos, com pouco volume ou rugas ao redor da boca. Outro benefício do preenchimento labial é a possibilidade de realçar os ângulos naturais dos lábios, como o famoso "arco do cupido", conferindo um formato mais definido e harmonioso. O importante, independentemente do procedimento, é buscar médicos que entendam desses procedimentos, garantindo melhores resultados. Não se esqueça: os cuidados valem tanto para homens quanto mulheres

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.