CONSTRUÇÃO EM BAURU

Obra da nova sede do Instituto de Criminalística está no final

Prédio é um dos maiores do estado, diz perita; estrutura inclui clínicas de exame e laboratórios de investigação química e balística

Por Guilherme Matos | 21/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Guilherme Matos

Terreno destinado à nova sede, na av. Engenheiro Luiz Edmundo Coube, entre o Hospital Estadual e o 4.º Batalhão de PM do Interior, com construção na fase final
Terreno destinado à nova sede, na av. Engenheiro Luiz Edmundo Coube, entre o Hospital Estadual e o 4.º Batalhão de PM do Interior, com construção na fase final

A construção da nova sede do Núcleo de Perícias Criminalísticas e Médico-Legais de Bauru está em fase final e o espaço será um dos maiores e mais modernos do Interior de São Paulo. É o que diz a perita criminal e gestora das obras Iracilde Clara Vasconcelos. Ela informa, ainda, que a estrutura vai oferecer mais conforto, um atendimento adequado para a população e deve ser concluída já no segundo semestre de 2024.

A construção, de 2.500 m², foi erguida em um terreno de 4.500 m² com investimento estadual de cerca de R$ 22 milhões. O projeto enfrentou ainda desafios relacionados ao cumprimento das exigências ambientais. "A área está dentro de uma zona de proteção do Cerrado, o que exigiu uma autorização específica da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Foram necessários mais de doze meses para conseguir uma autorização, além de realizar a compensação ambiental plantando árvores em uma área maior do que a desmatada," explica Clara.

Outro ponto crucial envolveu o estacionamento, inicialmente não contemplado no contrato de construção. "O terreno original não comportava um estacionamento. Solicitamos uma área anexa [à gleba] à prefeitura, que doou o espaço. Agora, estamos aguardando a autorização da Cetesb e a aprovação de um aditivo para a construção do estacionamento", afirma.

ESTRUTURA

O núcleo abriga o Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML). O espaço inclui laboratórios específicos, como o de entorpecentes, química, biologia, balística, peças, documentoscopia e informática — este último é o que tem a maior demanda, segundo Clara. Já o IML terá uma câmara fria maior, além de um espaço amplo para as necrópsias. Além disso, o prédio tem clínicas para exames e uma sala de ginecologia.

O prédio onde atualmente funciona o núcleo foi construído na década de 1970, mas havia problemas em sua estrutura. "As instalações antigas eram inadequadas, com frequentes problemas de energia. O novo prédio está equipado com 'nobreaks' e geradores, garantindo que não haja interrupções no trabalho pericial," comemora Clara.

O núcleo de Bauru atende uma vasta região, incluindo cidades como Marília, Ourinhos, Tupã e Jaú. Com a inauguração, há potencial para expandir o atendimento para outras regiões, dependendo de decisões futuras do Estado.

A expectativa da equipe é alta. "Como gestora e perita há 34 anos, nunca tivemos a oportunidade de trabalhar em um ambiente tão adequado e moderno", diz.

O terreno destinado à nova sede fica na avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, entre o Hospital Estadual e o 4.º Batalhão de Polícia Militar do Interior.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.