COM APOIO DO CONSEG

Programa Vizinhança Solidária busca ampliação

Parceria comunitária também com foco na redução da criminalidade está sendo implementada pelo Jardim Estoril 2

Por Guilherme Matos | 19/05/2024 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Guilherme Matos

Nelson Penedo do Conseg, o capitão Tiago Francisco dos Santos e Primo Mangialardo, presidente do Conseg
Nelson Penedo do Conseg, o capitão Tiago Francisco dos Santos e Primo Mangialardo, presidente do Conseg

A parceria comunitária também com foco na redução da criminalidade foi adotada pelo bairro Jardim Estoril 2, em Bauru, que está implementando o Programa Vizinhança Solidária (PVS), da Polícia Militar (PM). Como ele já funciona, com resultados satisfatórios, na rua Edu Chaves, situada na mesma região, e abarcará outras vias, trata-se da expansão do projeto na cidade. A proposta visa orientar moradores para que adotem uma série de comportamentos capazes de aumentar a segurança pessoal e coletiva e conta com o incentivo do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Centro-Sul.

José Homero Elias, presidente da Associação do Jardim Estoril 2, conta que a adesão ao programa veio após perceber um aumento da insegurança no bairro. "Você vê muitas pessoas estranhas rondando, com atitude suspeita", afirma.

Responsável pela implementação da ideia na região Centro-Sul de Bauru, o capitão Tiago Francisco dos Santos destaca a importância da participação ativa dos moradores no projeto. "Quando a população se envolve com assuntos relacionados à segurança pública, não há dúvidas de que ela melhora. Os cidadãos passam a se aproximar e se proteger", afirma. Ao estimular o convívio entre vizinhos, o PVS busca, ainda, quebrar a intolerância social.

A partir da adesão, os moradores de uma comunidade utilizam aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, como principal meio de comunicação, permitindo a troca de informações sobre atividades suspeitas ou situações de risco no bairro. Quando algum indício de perigo é identificado, os munícipes são orientados a entrar em contato imediato com a PM por meio do 190.

Para reforçar as orientações, PM realiza palestras no bairro, oportunidade em que fornece dicas de segurança básica. Elas são preferencialmente transmitidas em encontros realizados na comunidade para alcançar o maior número de pessoas possível.

VOLUNTÁRIO

A adesão ao programa é voluntária. Moradores interessados em implementar o Programa Vizinhança Solidária para seu bairro devem procurar um membro da comunidade que exerça liderança local e para que ele entre em contato com a PM. O processo de implantação inclui reuniões de apresentação da proposta e a coleta de fichas de adesão da população.

SEGURANÇA

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Centro-Sul de Bauru incentiva a adoção do programa, justamente por focar em métodos que possam melhorar a segurança da população da região e, consequentemente, da cidade. Com essa preocupação, no final do mês passada, eles promoveram mais uma reunião do conselho.

CONSELHO

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Centro-Sul convida a população para sua próxima reunião, que será realizada no dia 28 deste mês (terça-feira), às 9h, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Bauru (CDL), localizada na Rua Bandeirantes, 4-7, Centro.

Diretor Social do conselho, Nelson Penedo destaca que a reunião representa uma oportunidade para que interessados esclareçam dúvidas sobre o Programa Vizinhança Solidária. Para ele, trata-se de uma importante ferramenta para ampliação da segurança na cidade, um dos objetivos do Conseg.

"A segurança melhora substancialmente quando a população se envolve. O que buscamos com o 'Vizinhança Solidária' é, essencialmente, quebrar a intolerância social e estimular ações de cidadania, fazendo com que cada um perceba que os problemas de segurança do vizinho também são seus problemas," afirmou.

Primo Mangialardo, presidente do Conseg, reforça o convite. "A adesão não é apenas sobre participar, é sobre realmente se envolver. Quando as pessoas se envolvem, elas tornam parte da solução", acrescentou.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.