OPINIÃO

O que determina o aprendizado dos alunos?

Por Wellington Anselmo Martins | 18/05/2024 | Tempo de leitura: 1 min

Doutorando em Educaçãopara a Ciência (Unesp)

Acesso a internet, formação dos pais, qualidade do professor, tamanho da turma? O que mais determina a aprendizagem dos alunos?

Estudo inédito da FGV-Península (2024) concluiu que "os professores impactam mais significativamente o desempenho dos alunos do que os demais fatores, como a infraestrutura das escolas, o número de alunos por turma, o nível de escolaridade dos responsáveis, entre outros.

O estudo explica o impacto de 65,7% no aprendizado do ensino fundamental e de 47% no ensino médio, concluindo que o peso da qualidade docente (formação pedagógica inicial e continuada qualificadas, ricas experiências práticas de ensino, etc) é a principal razão do aprendizado dos estudantes".

Ou seja, quanto melhor o professor, melhor fica o aluno.

Seria perfeito, então, se os melhores alunos, os mais estudiosos, os mais éticos, desde cedo fossem estimulados a sonhar com se tornar professores (e não somente médicos, juízes ou empresários, como muitas vezes ocorre hoje).

A sociedade inteira ganharia estimulando os jovens alunos mais talentosos e se tornarem mestres, pois a docência é exatamente isso: o compartilhar-multiplicar do saber do professor.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.